Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

23 janeiro 2015

SANTOS INSTANTÂNEOS?!?

Vivemos na era dos instantâneos. Há café instantâneo, chá instantâneo, sopa instantânea, abridores elétricos que abrem latas num piscar de olhos etc. Pessoas que vivem num ambiente desenvolvido e próspero, se não totalmente rico, querem que as coisas aconteçam rapidamente. Gostamos de ver casas e escritórios serem erguidos o mais depressa possível. Ficamos “soltando fumaça” com a lentidão em que as rodovias são construídas. Nas lojas, queremos a mercadoria neste instante. Se precisarmos encomendar algum produto, a primeira pergunta que fazemos é: “Quanto tempo vai demorar?”
Pastores, e membros também, desejam igrejas instantâneas. Queremos ver a igreja crescendo rapidamente, por causa de nosso cuidado com as almas perdidas. Para muitos de nós, os números representam almas salvas dos pecados e potencialmente seguras na eternidade. Alegramo-nos em constatar que as ofertas aumentam a olhos vistos pois, pelo menos para um bom número de pessoas, isto é um barômetro de crescimento espiritual. O pressuposto implícito é que se as contribuições aumentam rapidamente a espiritualidade também está se aprofundando. A teoria baseada em números é, quase sempre, fácil de ser demonstrada no papel e impossível de ser provada na realidade. Isto é especialmente verdade no reino espiritual.
Muitas pessoas ao se tornarem crentes esperam se transformar imediatamente em santos maduros, completos e perfeitos. E muitas vezes é isto que os outros também esperam que aconteça. Muitas vezes, a expectativa é que todas as tentações, fraquezas e pecados sejam vencidos milagrosamente, e que nos tornemos santos instantaneamente — em todos os sentidos da palavra. Quando isto não acontece, algumas pessoas ficam desesperadas e abandonam tudo, voltando à vida de pecados.
A Bíblia declara que o cristianismo, ou seja, o viver cristão, é um processo de crescimento. Em Efésios 4.15 Paulo ensina que a verdade deve ser falada em amor e que ... “cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Em 1 Pedro 2.2, o apóstolo diz: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificados, para que por ele vades crescendo”. Lemos em 2 Pedro 3.18: “ Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”. O crescimento não é um processo instantâneo. Não se faz cristãos instantâneos como se faz sopa instantânea. O crescimento é um processo constante de desenvolvimento, e que leva tempo! Os recém convertidos não devem ficar desencorajados porque não são tão amadurecidos quanto os cristãos mais antigos. O princípio que deve ser lembrado por todos nós é: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos” (Gálatas 6.9).Lembre-se de que em assunto de maturidade, tanto para igreja como para indivíduos, não há “santidade repentina”.

(D. Gene West em Pulpit Helps)

Nenhum comentário:

Postar um comentário