Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

29 abril 2015

BENEFÍCIOS DAS PROVAÇÕES

Texto Bíblico: Tiago 1:2-8
Texto Bíblico de Destaque: I Pedro 4:13
Pensamento Chave: Através das provações somos conscientizados das nossas limitações e também da necessidade de dependermos inteiramente de Deus.

INTRODUÇÃO:
Apesar de positiva no seu ensino, não há duvida de que a Epístola de Tiago é pouco enfatizada junto aos cristãos. Ao contrário da maioria dos livros da Bíblia, a Epístola de Tiago começa como que persuadindo os crentes a viverem alegres em meio a uma situação na qual nenhum deles gostariam de encontrar-se; as provações e tentações da vida. Mas, uma vez que, segundo as palavras do Senhor Jesus, é inevitável que o crente viva sem aflições (João 16:33), como devemos encarar as provações e como devemos nos portar diante delas? Procuremos resposta a esta indagação seguindo o ensino de Tiago, irmão e apostolo do Senhor Jesus Cristo.

I. O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE AS PROVAÇÕES.
Antes de nos aprofundarmos no que Tiago ensinou quanto ao comportamento cristão face às provações, procuremos descobrir o que a Bíblia, de maneira mais abrangente, ensina sobre este assunto.
1. As Provações, Um Tema Abrangente Nas Escrituras.
O conceito de “provação” aparece expresso na Bíblia através dos mais diferentes termos, tais como: tentação, angústia, tempos trabalhosos, etc... A Bíblia registra que Deus provou Abraão pedindo-lhe seu filho Isaque (Gn.22:1e 2). Jesus foi tentado pelo diabo no deserto (Mt.4:1). Escrevendo à Timóteo , o apóstolo Paulo fala de tempos trabalhosos, referindo-se às provações dos dias futuros (II Tm.3:1).
2. As Provações Uma Constante Na Vida Do Crente Piedoso. 
Diz a Bíblia que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (II Tm.3:12). Neste caso as perseguições sofridas por causa de Jesus, se constituem numa forma de provação. Jesus mesmo chamou de bem-aventurado os que sofrem perseguições por sua causa (Mt.5:11). Sofrer perseguições pelo nome de Cristo faz parte da decisão do crente, pois ele tem de negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguí-Lo (Mt.10:38).
3. As provações, Fator De Bênçãos Para O Crente Piedoso. 
Escrevendo aos “eleitos segundo a presciência de Deus Pai” (I Pd.1:2). O apóstolo Pedro exorta: “Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte” (I Pd.4:15-16). Existe muitos cristãos que padecem por teimosia, capricho e intransigência, “se intrometendo em negócios alheios” e depois dizem que estão padecendo por seguir a Jesus. Tal sofrimento, neste caso, é de nenhum valor perante o Senhor.

II. O COMPORTAMENTO DO CRISTÃO FACE ÀS PROVAÇÕES
O apóstolo Tiago introduz a sua epístola, estabelecendo o tipo de comportamento que o cristão deve ter face às provações ou tentações da vida, bem como definindo os efeitos práticos das provações para a vida cristã. De acordo com a sábia doutrina desse apóstolo do Senhor, destacamos os seguintes fatos:
1. O Crente Deve Encarar Com Gozo As Tentações (Tg.1:2)
De modo enfático Tiago começa a sua epístola exortando a comunidade cristã para que considere as provações como ocasião de regozijo. O imperativo tende, significa considerai ou entendei que assim é. A expressão grande gozo, significa nada menos do que alegria ou suprema alegria.
2. Através Das Tentações O Crente É Provado Na Fé (Tiago 1:3)
Sobre isto escreveu o apóstolo Pedro: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (I Pd.1:7). Só quando provada em meio às tentações e adversidades da vida é que a fé se transforma em testemunhos de fidelidade diante de Deus.
3. A Fé Provada Obra A Paciência (Tg.1:3)
Muitos crentes oram pedindo paciência, como se esta fosse uma virtude comunicada direta e exclusivamente de Deus. Com o fato de que a paciência é uma virtude aprendida, resultante das provações da vida, concorda o apóstolo Paulo quando escreve: “...a tribulação produz a a paciência” (Rm.5:3). Portanto, que o crente não se assuste ao ver multiplicadas as suas tribulações enquanto ora pedindo paciência; pois como já aprendemos, é pela tribulação que vem a paciência.
4. A Paciência Conduz O Crente À Perfeição (Tg.1:4)
Provado e aprovado por Deus. Davi pôde testemunhar da sua capacidade de esperar em paciência no Senhor, em meio às circunstâncias e adversidades da vida (Sl.40:1-3). Mas, ao contrario do doce salmista de Israel, muitos crentes tem perdido excelentes oportunidades de crescer espiritualmente e de desenvolver o seu caráter em meio às provações pelas quais passam. De acordo com o ensino de Paulo “a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança” (Rm.5:3-4).

III. SABEDORIA FACE ÀS PROVAÇÕES
Se nos falta sabedoria para enfrentar as provações, angústias e tentações do tempo presente, devemos pedi-la em oração à Deus.
1. Falta-nos Às Vezes, Sabedoria Para Agir (Tg.1:5)
Quem em várias ocasiões, não se via diante de situações embaraçosas, das quais não sabia como sair? Quem; em algum momento, não se viu preso por correntes de angustia, ou frente com alguma tentação humana invencível? Todos nós sem dúvida. É nesta hora que descobrimos a inutilidade do tempo e das horas que deixamos passar sem estreitarmos os laços que nos unem a Deus – a fonte de toda ciência.
2. Deus Está Pronto A Nos Comunicar A Sua Sabedoria (Tg.1:5)
Uma vez que em Deus está a fonte de toda a ciência e a sabedoria, só Ele é capaz de concedê-la “liberalmente” sem restrições, à todos quantos a buscarem sinceramente e submissamente. Só a sabedoria que emana do alto, de Deus, é capaz de dar ao crente a inteligência necessária em meio a todas as circunstâncias da vida. “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade” (Pv.2:6-7). 
A fé é moeda do cristão nas suas transações com o bem; qualquer outra moeda é falsa e de nenhum valor nos negócios do reino celestial.
3. Deus Atende O Apelo Da Fé (Tg.1:6)
A verdadeira ciência da vida é comunicada por Deus ao crente em atenção à sua atitude de fé. A vida de fé é serena como uma piscina. Mas, “o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte” (Tg.1:6). O homem incrédulo é, aqui, assemelhado ao mar de ondas enfurecidas, e Tiago afirma que o mesmo não receberá do Senhor coisa alguma (Tg.1:7).
4. Só O Crente Sincero Tem A Vitória Assegurada (Tg.1:8)
O homem de coração vacilante, dividido entre viver por fé e viver pelo que viu os seus olhos, é inconstante, inseguro em todos os seus caminhos. Ele anda como se estivesse andando sobre areia movediça ou sobre um colchão d’água. O modo é o seu aqui e agora, e a incerteza o seu horizonte e futuro. Enquanto isso “Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl.125:1). De acordo com as palavras do sábio Salomão, só “o justo tem perpetuo fundamento” (Pv.10:25).

CONCLUSÃO
O que até aqui temos estudado com base na Epístola de Tiago 1:2-8, pode ser sintetizado da seguinte forma:
1. As Provações São Inevitáveis. Mesmo assim o crente deve encará-las com otimismo e gozo no Senhor.
2.As Provações Têm Recompensas.
O resultado das provações será a paciência e o progresso na conquista da perfeição cristã.
3.Deus Está Pronto A Nos Dar Sabedoria A Fim De Que Apresentemos O Caminho Da Paciência Nas Provações. 
Uma vez que Deus nos prova com o propósito de nos aprovar, só Ele conhece os melhores meios para tornar isso possível.
4. Deus Honra a Vida de Fé.
Os céus e todos os seus tesouros estão a mercê do homem e da mulher, de fé. A vitória que vence o mundo é a nossa fé (I João 5:4).

TESTE SEU APRENDIZADO
1.Como Tiago inicia sua epístola?
2.Cite alguns termos que aparecem nas Escrituras com o mesmo sentido de provação.
3.O que ensina a Bíblia sobre provação?
4.Através de que meio o crente adquire a paciência? Cite um versículo que confirme

Pr. Joselito Jesus de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário