7º DISTINTIVO – SOTERIOLOGIA
A SALVAÇÃO PELA GRAÇA DE DEUS
Conceito Teológico
A salvação procede completamente de Deus e não do homem (Ef
2:8-9). O homem natural está morto espiritualmente (Ef 2:1-3) e não tem
qualquer poder para buscar a Deus ou salvar a si mesmo (Rm 3:9-18). Nada no
homem é bom (Is 64:6; Jr 17:9): ele é inimigo de Deus e está debaixo da ira
dEle (Rm 1:18; 3:9-18, 23; 5:6-11; Ef 2:3). A salvação é concedida
gratuitamente ao pecador pela morte e ressurreição de Jesus Cristo (Rm 3:21-26;
6:23; I Co 15:1-4; I Pe 2:24; 3:18) e é recebida somente quando o pecador se
arrepende e crê, depositando a sua confiança somente em Cristo como seu
Salvador (Jo 3:14-18, 36; 5:24; At 3:19; Rm 4:1-8). Obtê-la ou mantê-la não
depende de méritos humanos (Tt 3:4-7; I Jo 5:9-13). É Deus quem toma a
iniciativa de salvar o pecador, assim como de aperfeiçoá-lo até ao Dia de
Cristo (Jo 1:12-13; 3:5-7; 6:37; 15:16; Fp 1:6). Por isso, uma pessoa salva não
pode perder a salvação (Jo 10:27-30; Ef 1:13-14; I Pe 1:5).
História
Duas ideologias vivem em conflito desde o princípio da era
cristã: salvação pela graça e salvação pelas obras. A primeira afirma que o
homem não faz nada para ganhar a salvação. Deus fez tudo e o homem recebe a
salvação de graça, através da fé. A segunda, por sua vez, diz que o homem
precisa fazer obras (por exemplo, guardar os dez mandamentos, pagar alguma
promessa ou fazer caridade) para ou merecer a salvação ou completar a obra de
Deus. Este foi o erro dos judaizantes que Paulo e outros apóstolos confrontaram
na Igreja primitiva (At 15:1-35; Gálatas; Fp 3:1-16). Mais tarde, ao passar dos
anos, a Igreja Católica criou vários sacramentos (dispositivos que operam graça)
como meios de ganhar e preservar a salvação. Surgiu, também, a doutrina do
Purgatório, um lugar onde os cristãos pagam por seus pecados temporais antes de
entrar no céu. A Reforma Protestante (1517-1650) e a Reforma Radical (os
Anabatistas) rejeitaram estas e outras doutrinas, que acrescentavam qualquer
coisa à obra de Jesus Cristo, e pregavam que a salvação era somente por meio da
fé.
Divergências Denominacionais e/ou Herética
·
Os teólogos liberais fazem da salvação algo
material e desta vida, conseguida através da caridade e trabalho social.
·
As Testemunhas de Jeová ensinam uma salvação
terrena.
·
Os Espíritas, Católicos, e religiões em geral
enfatizam as boas obras humanas como algo essencial para a salvação.
·
Os Adventistas do Sétimo Dia enfatizam o cumprimento
lei para a salvação.
·
Os grupos de teologia arminiana (seus aderentes
incluem os metodistas e a maioria dos pentecostais) ensinam que a segurança da
salvação depende do homem.
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