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18 setembro 2012

11º Distintivo Batista


11º DISTINTIVO – ECLESIOLOGIA
A IGREJA LOCAL
Conceito Teológico
A igreja local (At 13:1; 16:5; Rm 16:1, 5; I Co 1:2; Gl 1:2) é uma assembléia voluntária de pessoas que publicamente professaram fé em Jesus Cristo como Salvador e que, posteriormente, foram batizados por imersão (At 2:41; Rm 1:7; I Co 1:2; Fp 1:1). Uma pessoa se torna membro da igreja local só depois que professa fé em Jesus como Salvador e é batizada. Esta foi a ordem seguida na primeira igreja em Jerusalém (At 2:41). A igreja local é a legítima agência da obra de Deus nesta dispensação e existe para, dentre outras coisas, reunir os membros para adorarem juntos ao Deus triuno, observarem as ordenanças de Jesus (batismo e ceia do Senhor), edificarem-se mutuamente através de ensinamento da Palavra de Deus, manterem comunhão uns com os outros, servirem uns aos outros pelo amor e promoverem a evangelização do mundo inteiro (At 2:42-47; 4:32-35; 13:1-5; Ef 4:15-16; I Tm 3:14-15).
História
O Novo Testamento emprega uma única palavra, ekklesia, para denominar tanto a igreja universal quanto a igreja local. Há, porém, uma distinção clara entre estas duas entidades no Novo Testamento e uma ênfase muito maior na igreja local do que na igreja universal. Esta distinção ficou confusa com o surgimento da Igreja Católica Romana, que entendia que ela era a única igreja verdadeira, composta de todas as pessoas batizadas e leais a Roma. Já que ela começou a batizar nenês, havia muitos membros não salvos. A distinção entre igreja universal e igreja local foi redescoberta na Reforma Protestante (1517-1650). Os protestantes, porém, continuaram a batizar nenês. Foram os anabatistas e, mais tarde os batistas, que insistiram no ensinamento bíblico de batizar apenas pessoas que professassem a fé em Cristo. Os batistas reconheceram a natureza associativa e voluntária da igreja local.
Divergências Denominacionais e/ou Herética
·                A Igreja Católica Romana afirma ser a igreja verdadeira.
·                As igrejas Católica, Ortodoxa, Luterana, Anglicana, Metodista, Presbiteriana etc, batizam nenês e aceitam-nos como membros.
·                O movimento G-12, a Igreja Local de Witness Lee etc baseiam-se num conceito errado de igreja local.
·                Em algumas partes do mundo evangélico, o fato de pessoas se converterem sem se tornarem membros de nenhuma igreja já é aceito. (Isso não é prática Batista Regular e nem aceitamos em hipótese alguma – acréscimo meu).
·                Não é bíblica a interpretação de Mt 18:20 que alega que onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Cristo, ali há uma igreja local. O texto diz que Cristo está lá, e não que lá existe uma igreja. Uma igreja local deve ter todos os requisitos bíblicos exigidos da mesma, tais como oficiais bíblicos etc.

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