11º DISTINTIVO – ECLESIOLOGIA
A IGREJA LOCAL
Conceito Teológico
A igreja local (At 13:1; 16:5; Rm 16:1, 5; I Co 1:2; Gl 1:2) é
uma assembléia voluntária de pessoas que publicamente professaram fé em Jesus
Cristo como Salvador e que, posteriormente, foram batizados por imersão (At
2:41; Rm 1:7; I Co 1:2; Fp 1:1). Uma pessoa se torna membro da igreja local só
depois que professa fé em Jesus como Salvador e é batizada. Esta foi a ordem
seguida na primeira igreja em Jerusalém (At 2:41). A igreja local é a legítima
agência da obra de Deus nesta dispensação e existe para, dentre outras coisas,
reunir os membros para adorarem juntos ao Deus triuno, observarem as ordenanças
de Jesus (batismo e ceia do Senhor), edificarem-se mutuamente através de
ensinamento da Palavra de Deus, manterem comunhão uns com os outros, servirem
uns aos outros pelo amor e promoverem a evangelização do mundo inteiro (At
2:42-47; 4:32-35; 13:1-5; Ef 4:15-16; I Tm 3:14-15).
História
O Novo Testamento emprega uma única palavra, ekklesia, para
denominar tanto a igreja universal quanto a igreja local. Há, porém, uma
distinção clara entre estas duas entidades no Novo Testamento e uma ênfase
muito maior na igreja local do que na igreja universal. Esta distinção ficou
confusa com o surgimento da Igreja Católica Romana, que entendia que ela era a
única igreja verdadeira, composta de todas as pessoas batizadas e leais a Roma.
Já que ela começou a batizar nenês, havia muitos membros não salvos. A
distinção entre igreja universal e igreja local foi redescoberta na Reforma
Protestante (1517-1650). Os protestantes, porém, continuaram a batizar nenês.
Foram os anabatistas e, mais tarde os batistas, que insistiram no ensinamento
bíblico de batizar apenas pessoas que professassem a fé em Cristo. Os batistas
reconheceram a natureza associativa e voluntária da igreja local.
Divergências Denominacionais e/ou Herética
·
A Igreja Católica Romana afirma ser a igreja
verdadeira.
·
As igrejas Católica, Ortodoxa, Luterana,
Anglicana, Metodista, Presbiteriana etc, batizam nenês e aceitam-nos como
membros.
·
O movimento G-12, a Igreja Local de Witness Lee
etc baseiam-se num conceito errado de igreja local.
·
Em algumas partes do mundo evangélico, o fato de
pessoas se converterem sem se tornarem membros de nenhuma igreja já é aceito.
(Isso não é prática Batista Regular e nem aceitamos em hipótese alguma –
acréscimo meu).
·
Não é bíblica a interpretação de Mt 18:20 que
alega que onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Cristo, ali há uma
igreja local. O texto diz que Cristo está lá, e não que lá existe uma igreja.
Uma igreja local deve ter todos os requisitos bíblicos exigidos da mesma, tais
como oficiais bíblicos etc.
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