I - ASPECTOS Principais
A - É caracterizada pelo
desejo de adaptar as idéias religiosas à cultura e formas de pensar modernas.
1 - Para eles, o mundo se
alterou desde os tempos em que o cristianismo foi fundado, de modo que as
terminologias da Bíblia e dos credos são incompreensíveis às pessoas hoje.
B - Um segundo elemento é
sua rejeição da crença religiosa baseada exclusivamente na autoridade.
1 - Todas as crenças devem
passar pela prova da ração e da experiência.
2 - A mente deve permanecer
aberta diante de novos fatos e verdades, independente de sua origem.
3 - Nenhuma questão está
fechada ou decidida, e a religião não deve proteger-se contra a análise
crítica.
C - Uma idéia central da
teologia liberal é a imanência divina.
1 - Deus é considerado
presente, habitando dentro do mundo, e não à parte do mundo nem elevado acima
deste como Ser transcendente.
2 - Ele é a alma do mundo,
bem como seu Criador.
3 - Deus é encontrado na
totalidade da vida e não somente na Bíblia ou em alguns poucos eventos
reveladores.
4 - A imanência contribuiu
para crenças liberais comuns como a existência de um sentimento religioso
universais que está por trás das instituições e credos de religiões
específicas, e a superioridade de boas obras sobre as profissões e confissões
de fé
D - O liberalismo também
manifesta um otimismo humanista.
1 - A sociedade está
avançando em direção à realização do reino de Deus, que será um estado ético de
perfeição humana.
2 - A igreja é o movimento
daqueles que se dedicam a seguir os princípios e os ideais anunciados por
Jesus.
II - Origens e Desenvolvimento.
A - O liberalismo teológico
teve sua origem na Alemanha, onde convergiram várias correntes teológicas e
filosóficas no século XIX.
1 - O pensamento alemão
teve um impacto profundo sobre a teologia britânica e norte-americana.
2 - Os Movimentos
autóctones nos dois lugares, a tradição da igreja Ampla na Inglaterra e o
Unitarismo nos Estados Unidos, Moldara de modo significativo o desenvolvimento
ali.
B - O idealismo ético de
Kant e sua rejeição de todo raciocínio transcendental a respeito da religião
tiveram o efeito de limitar o conhecimento e de abrir o caminho para a fé.
C - Schleiermacher
introduziu a idéia da religião como uma condição do coração, cuja essência é o
sentimento.
1 - Esta idéia tornou a
doutrina crista independente do sistemas filosóficos, e a fé, uma questão da
experiência individual de dependência de Deus.
D - Hegel tomou outra
direção com seu idealismo absoluto, sendo que este enfatizava a existência de
uma estrutura racional no mundo, à parte das mentes individuais dos seus
habitantes.
E - As idéias de F.C. Baur e
da Escola de Tübingen, a respeito das origens e do desenvolvimento inicial do
cristianismo e do NT.
1 - Seguiram os princípios
da evolução histórica hegeliana, e a mesma coisa aconteceu no caso de Graf e
Welhausen nos estudos do A.T.
F - Os liberais acolheram
bem as descobertas da ciência e se adaptaram prontamente ao desafio do
darwinismo.
1 - O evolucionismo
vindicava a imanência divina, visto que explica como Deus havia edificado o
universo lentamente, por meio das leis naturais.
G - O liberalismo prevaleceu
no protestantismo francês.
1 - Onde Auguste Sabatier
ensinava que a religião devia ser entendida como uma vida mais do que como uma
doutrina.
2 - Ela deve ser captada
mediante a psicologia religiosa e o estudo histórico dos documentos onde a
consciência religiosa do passado deixara sua marca.
3 - O modernismo católico
tinha uma posição segura na França, bem como na Inglaterra e, em grau menor,
nos Estados Unidos, mas foi efetivamente esmagado pela atuação papal no começo
do século XX.
H - Nos Estados unidos.
1 - A principal origem das
idéias religiosas liberais foi o unitarismo, que já havia modificado as
doutrinas da soberania divina, do pecado humano e da revelação bíblica, antes
de o pensamento alemão começar a fazer sentir o seu impacto.
III - Declínio e Persistência.
A - No início da Primeira
Guerra Mundial
1 - O liberalismo havia
avançado consideravelmente nas igrejas protestantes na Europa e na América do
norte, mas tinha alicerces inseguros.
2 - Esmagou o otimismo inebriante
que era seu patrimônio principal, enquanto os conservadores contra-atacavam.
B - O liberalismo, atém
disso, tornara-se muito dependente da busca do Jesus histórico.
1 - Conforme demonstrou
Albert Schweitzer, o Jesus que os pesquisadores estavam descobrindo possuía uma
cosmovisão apocalíptica e pressuposições que diferiam totalmente do conceito
que eles tinham do Seu ensino.
C - na década de 1930 alguns
dos adeptos foram muito mais para a esquerda, e quase romperam totalmente com o
cristianismo.
1 - Alguns passaram para o
humanismo secular, e no seu manifesto de 1933 repudiaram a existência de Deus,
a imortalidade e o sobrenatural de modo geral e, no lugar destas coisas,
colocaram a fé no homem e nas suas capacidades.
D - Apesar disso, o liberalismo não se
extinguiu.
1 - Um grupo de liberais
evangélicos nos Estados Unidos, pregava um Deus que era tanto imanente quanto
transcendente.
2 - Na Alemanha, aerudição
liberal era dominada por gigantes como Bultmann, que enfatizava a crítica da
forma e a demitização do NT de modo que o homem moderno pudesse comprrender o
que é a fé cristã.
3 - Já na década de 1960, A
maioria dos liberais tinha abandonado o otimismo humanista, o imanentismo
cultural progressivo e o sonho de um reino terrestre, sem, contudo ceder
terreno quanto à sua interpretação não-literal da Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário