Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

02 setembro 2012

LIBERALISMO TEOLÓGICO


I -        ASPECTOS Principais
A -       É caracterizada pelo desejo de adaptar as idéias religiosas à cultura e formas de pensar modernas.
1 -        Para eles, o mundo se alterou desde os tempos em que o cristianismo foi fundado, de modo que as terminologias da Bíblia e dos credos são incompreensíveis às pessoas hoje.
B -       Um segundo elemento é sua rejeição da crença religiosa baseada exclusivamente na autoridade.
1 -        Todas as crenças devem passar pela prova da ração e da experiência.
2 -        A mente deve permanecer aberta diante de novos fatos e verdades, independente de sua origem.
3 -        Nenhuma questão está fechada ou decidida, e a religião não deve proteger-se contra a análise crítica.
C -       Uma idéia central da teologia liberal é a imanência divina.
1 -        Deus é considerado presente, habitando dentro do mundo, e não à parte do mundo nem elevado acima deste como Ser transcendente.
2 -        Ele é a alma do mundo, bem como seu Criador.
3 -        Deus é encontrado na totalidade da vida e não somente na Bíblia ou em alguns poucos eventos reveladores.
4 -        A imanência contribuiu para crenças liberais comuns como a existência de um sentimento religioso universais que está por trás das instituições e credos de religiões específicas, e a superioridade de boas obras sobre as profissões e confissões de fé
D -       O liberalismo também manifesta um otimismo humanista.
1 -        A sociedade está avançando em direção à realização do reino de Deus, que será um estado ético de perfeição humana.
2 -        A igreja é o movimento daqueles que se dedicam a seguir os princípios e os ideais anunciados por Jesus.
II -       Origens e Desenvolvimento.
A -       O liberalismo teológico teve sua origem na Alemanha, onde convergiram várias correntes teológicas e filosóficas no século XIX.
1 -        O pensamento alemão teve um impacto profundo sobre a teologia britânica e norte-americana.
2 -        Os Movimentos autóctones nos dois lugares, a tradição da igreja Ampla na Inglaterra e o Unitarismo nos Estados Unidos, Moldara de modo significativo o desenvolvimento ali.
B -       O idealismo ético de Kant e sua rejeição de todo raciocínio transcendental a respeito da religião tiveram o efeito de limitar o conhecimento e de abrir o caminho para a fé.
C -       Schleiermacher introduziu a idéia da religião como uma condição do coração, cuja essência é o sentimento.
1 -        Esta idéia tornou a doutrina crista independente do sistemas filosóficos, e a fé, uma questão da experiência individual de dependência de Deus.
D -       Hegel tomou outra direção com seu idealismo absoluto, sendo que este enfatizava a existência de uma estrutura racional no mundo, à parte das mentes individuais dos seus habitantes.
E -       As idéias de F.C. Baur e da Escola de Tübingen, a respeito das origens e do desenvolvimento inicial do cristianismo e do NT.
1 -        Seguiram os princípios da evolução histórica hegeliana, e a mesma coisa aconteceu no caso de Graf e Welhausen nos estudos do A.T.
F -       Os liberais acolheram bem as descobertas da ciência e se adaptaram prontamente ao desafio do darwinismo.
1 -        O evolucionismo vindicava a imanência divina, visto que explica como Deus havia edificado o universo lentamente, por meio das leis naturais.
G -       O liberalismo prevaleceu no protestantismo francês.
1 -        Onde Auguste Sabatier ensinava que a religião devia ser entendida como uma vida mais do que como uma doutrina.
2 -        Ela deve ser captada mediante a psicologia religiosa e o estudo histórico dos documentos onde a consciência religiosa do passado deixara sua marca.
3 -        O modernismo católico tinha uma posição segura na França, bem como na Inglaterra e, em grau menor, nos Estados Unidos, mas foi efetivamente esmagado pela atuação papal no começo do século XX.
H -       Nos Estados unidos.
1 -        A principal origem das idéias religiosas liberais foi o unitarismo, que já havia modificado as doutrinas da soberania divina, do pecado humano e da revelação bíblica, antes de o pensamento alemão começar a fazer sentir o seu impacto.
III -     Declínio e Persistência.
A -       No início da Primeira Guerra Mundial
1 -        O liberalismo havia avançado consideravelmente nas igrejas protestantes na Europa e na América do norte, mas tinha alicerces inseguros.
2 -        Esmagou o otimismo inebriante que era seu patrimônio principal, enquanto os conservadores contra-atacavam.
B -       O liberalismo, atém disso, tornara-se muito dependente da busca do Jesus histórico.
1 -        Conforme demonstrou Albert Schweitzer, o Jesus que os pesquisadores estavam descobrindo possuía uma cosmovisão apocalíptica e pressuposições que diferiam totalmente do conceito que eles tinham do Seu ensino.
C -       na década de 1930 alguns dos adeptos foram muito mais para a esquerda, e quase romperam totalmente com o cristianismo.
1 -        Alguns passaram para o humanismo secular, e no seu manifesto de 1933 repudiaram a existência de Deus, a imortalidade e o sobrenatural de modo geral e, no lugar destas coisas, colocaram a fé no homem e nas suas capacidades.
D -       Apesar disso, o liberalismo não se extinguiu.
1 -        Um grupo de liberais evangélicos nos Estados Unidos, pregava um Deus que era tanto imanente quanto transcendente.
2 -        Na Alemanha, aerudição liberal era dominada por gigantes como Bultmann, que enfatizava a crítica da forma e a demitização do NT de modo que o homem moderno pudesse comprrender o que é a fé cristã.
3 -        Já na década de 1960, A maioria dos liberais tinha abandonado o otimismo humanista, o imanentismo cultural progressivo e o sonho de um reino terrestre, sem, contudo ceder terreno quanto à sua interpretação não-literal da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário