I - História
A - A primeira expressão importante do movimento
foi Römerbrief (Epístola de Romanos), de Kal Barth, publicada em 1919.
1 - Vários pastores suíços e alemães foram
envolvidos.
2 - Em 1921 e 1922, Friedrich Gogarten publicou
Religious Decision (Decisão Religiosa)
e Emil Brunner, Experience, Knowledge end
Faith (Experiência, Conhecimento e Fé.)
3 - Surgiu a segunda edição do Comentário de
Romanos de Barth, e no outono de 1922 criaram Zwischen den Zeiten (Entre os
Tempos)
4 - Alguns pontos em comum:
a - Transcendência absoluta de Deus sobre todo
conhecimento e obras dos homens
b - A soberania da revelação em Jesus Cristo
c - Pecaminosidade da humanidade
5 - A abordagem dialética levou a romperem.
B - O movimento em pouco tempo teve um
crescimento instigante.
1 - Na Inglaterra.
a - C. H. Dodd e Edwyn Hoskyns se envoveram
2 - Na Suíça
a - Gustaf
Aulén e Anders Nygren
3 - Nos
Estados Unidos
a - Os irmãos Niebuhr foram identificados como
neo-ortodoxos.
C - Razões porque foi chamado de neo-ortodoxo.
1 Alguns usavam o termo como zombaria, por
terem abandonado as formulações tradicionais.
2 - Viam o movimento como um estreitamento da
posição tradicional do protestantismo.
3 - Aqueles que se simpatizavam com o movimento
via na palavra “ortodoxia” o esforço para voltar às idéias básicas de Reforma
Protestante e até mesmo da igreja primitiva, como meio de proclamar a verdade
do evangelho no século XX.
II - Metodologia
A - Envolvia a teologia dialética, a teologia do
paradoxo e a teologia da crise.
1 - O usos do pensamento dialético remonta ao
mundo grego e a Sócrates.
2 - Foi usado por Abelardo em Sic et Non,
3 - Barth e os líderes mais antigos
provavelmente tenham sido atraídos para a dialética através do estudo dos
escritos de Soren kierkegaard.
B - Envolvia a teologia do paradoxo.
1 - Kierkegaard cria que as asseverações
teológicas da fé eram paradoxais.
a - O crente deve manter “verdades” opostas em
tensão.
b - Sua harmonização ocorre por um ato
existencialista gerado após ansiedade, tensão e crise, em que a mente dá um slato
de fé.
2 - Os teólogos do séc. XIX tinham lançado mão
dos paradoxos da fé, dissolvido a sua tensão, usado explicações racionais,
lógicas e coerentes como substitutos, criando proposições, e assim tinham
destruído a dinâmica da fé.
3 - Alguns dos paradoxos identificados pelo
movimento neo-ortodoxo são:
a - A transcendência absoluta de Deus em
contraste com a auto-revelação de Deus
b - Cristo como o Deus-homem
c - A fé como uma dádiva, mas também um ato.
d - O ser humano pecador, porém livre.
e - A eternidade que entra no tempo
C - Envolvia a teologia da crise.
1 - A crise é o ponto onde o sim e o não se
encontram.
2 - É somente na crise e na luta que podemos
subir acima do paradoxo e sermos apanhados pela verdade de tal maneira que vá
além da explicação racional.
3 - Ao resumir sua metodologia, empregavam a
dialética em relação aos paradoxos da fé que precipitavam crises que, por sua
vez, passavam a ser a condição para a revelação da verdade.
III - Alguns pontos Chaves.
A - Talvez o conceito teológico fundamental do
movimento seja aquele do Deus soberano e completamente livre.
1 - Que é totalmente outro em relação a Sua
criação, quando à forma como ela é controlada, redimida, e como Ele determina
revelar-Se a ela.
B - A auto-reveção de Deus, um ato dinâmico da
graça, ao qual a resposta da humanidade deve ser escutada.
1 - Essa revelação é a Palavra de Deus num
sentido tríplice:
2 - As Escrituras que apontam para a palavra
que Se fez carne e o sermão que é o veículo para a proclamação do Verbo que Se
faz carne.
a - A Palavra se faz carne não se respeito ao
Jesus histórico.
b - A escritura contém a Palavra, mas não é a
palavra.
c - A Palavra é proclamada e testemunhada para
o corpo de Cristo, no corpo e através do corpo, mediante a obra do Espírito
Santo.
C - O movimento também ressaltava a
pecaminosidade do ser humano.
1 - O Deus soberano e livre que Se revela a
humanidade e criação caída.
2 - A totalidade odos esforços da humanidade
para fazê-lo, mediante seus pensamentos e atos religiosos, morais e éticos não
valem nada.
IV - Sua relevância
A - O movimento neo-ortodoxo tem feito várias
contribuições importantes à Teologia do séc. XX.
1 - Ao ressaltar que as Escrituras contêm a
Palavra, enfatizou a unidade das Escrituras e ajudou a precipitar um novo
interesse pela hermenêutica.
2 - Com sua rejeição do liberalismo protestante
do século XIX e sua volta aos princípios da Reforma, ajudou a renovar o
interesse pela teologia dos reformadores do séc. XVI e pelos antigos pais da
igreja.
3 - A doutrina da cristologia tem sido examinada
com mais cuidado com mais cuidado.
B - A neo-ortodoxia está ligada a seu próprio Zeitgeist
1 - Certos elementos inerentes têm impedido sua
continuação continua influência.
a - Sua dialética tem apresentado conceitos
confusos:
&
Possibilidade impossível
&
História além do tempo
b - A declaração de Barth sobre as escrituras,
tem sido visto como uma rejeição da sola
Scriptura infalível do protestantismo conservador.
2 - O fato de alguns dos neo-ortodoxos
dependerem do existencialismo e de outros conceitos do séc. XIX e XX teve o
seguinte resultado:
a - Quando aqueles conceitos caíram da moda, a
neo-ortodoxia também caiu.
3 - Talvez a fraqueza dentro do movimento tenha
sido seu pessimismo quanto à fidedignidade e validade da razão humana.
a - Se não é possível confiar na razão humana,
segue-se, portanto, que não é possível confiar na neo-ortodoxia.
b - Visto que a neo-ortodoxia depende da razão
humana.
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