A Assunção de Maria (ou a Assunção da Virgem) é a doutrina que ensina que depois da morte da mãe de Jesus, ela foi ressuscitada, glorificada e levada corporeamente ao céu. A palavra assunção vem da palavra latina que significa “levantar”. A Assunção de Maria é ensinada na Igreja Católica Romana e, em grau menor, na Igreja Ortodoxa Oriental.
A doutrina da Assunção de Maria teve início no Império Bizantino, por volta de século VI. Um banquete anual em honra a Maria cresceu e se tornou uma comemoração da morte de Maria, chamada de “Banquete da Dormição” (“ato de adormecer”). Conforme tal prática foi se espalhando para o Oriente, a ressurreição de Maria foi sendo enfatizada, e a glorificação do corpo de Maria, assim como sua alma, e por isso, o nome do banquete foi mudado para Assunção. Ainda é observado em 15 de agosto, como o era na Idade Média. A Assunção de Maria transformou-se em dogma oficial da Igreja Católica Romana em 1950 com o Papa Pio XII.
A Bíblia registra Deus “tomando” Enoque e Elias ao Céu (Gênesis 5:24; II Reis 2:11). Por isto, não é impossível que Deus tenha feito o mesmo com Maria. Não é errado acreditar que Deus “tomou” Maria nos céus. O problema é que não há base bíblica para a Assunção de Maria. A Bíblia não registra a morte de Maria ou menciona Maria depois de capítulo 1 de Atos. Ao invés disso, a doutrina da Assunção é o resultado de se elevar Maria a uma posição que se compara a de seu Filho. Alguns católicos romanos vão muito longe, e ensinam que Maria ressuscitou no terceiro dia, assim como Jesus, e que Maria ascendeu ao Céu, assim como Jesus. O Novo Testamento ensina que Jesus ressuscitou no terceiro dia (Lucas 24:7) e que Ele ascendeu corporeamente ao céu (Atos 1:9). Presumir que o mesmo em relação a Maria é atribuir a ela alguns dos atributos de Cristo. Apesar da idéia da Assunção de Maria não ser por si só uma heresia, na Igreja Católica Romana, a Assunção de Maria é passo importante no processo que a faz ser venerada, adorada, e que a ela se ore. Ensinar a Assunção de Maria é um passo na direção de torná-la igual a Cristo, essencialmente proclamando a divindade de Maria.
Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/assuncao-de-Maria.html#ixzz2ZU2RU6tU
Nenhum comentário:
Postar um comentário