Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

30 setembro 2013

O BOLO DA VIÚVA POBRE

"Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus, do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha." Lucas 21:4
Grande é o contraste entre a hipocrisia dos escribas e a devoção da viúva pobre, "Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, largas orações. Estes receberão maior condenação". Luc. 20:47
A lição da viúva pobre é uma das mais essenciais das Escrituras, muitos milhares de crentes não conhecem sua obrigação perante Deus de contribuir liberalmente, "No primeiro dia da Semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade". I Cor. 16:2. "E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." II Cor. 9:6-7
Quantos nobres filhos de Deus, poupados por seus Pastores, sofrem de magreza de alma "Porque em que tendes vós sido inferiores ás outras Igrejas, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este agravo". II Cor. 12:13 " Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que abunde para a vossa conta". Fil. 4:17
Cristo observa "E, OLHANDO Ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;" Luc. 21:1-2. Cristo estava na véspera de sua paixão e morte, mas tinha tempo para observar as ofertas dos ricos e da viúva pobre, "E não há criatura alguma encoberta diante dEle; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele quem temos de tratar." Heb. 4:13
Lembremo-nos que quando damos as  nossas ofertas, Cristo sabe o intento de nosso coração, Jesus também observar a situação e as necessidades da viúva "mas esta da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha". Luc. 21:4b. Aquele que mandou três milhões de Israelitas deitarem-se, ao anoitecer no Deserto, sem uma migalha de pão na dispensa, não os supria de Maná ao amanhecer o dia? Servimos um Deus que honra a oferta da viúva pobre, segundo as suas riquezas em Cristo Jesus, "O meu Deus, segundo as suas riquezas suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." Fil. 4:19. Jamais ouvimos falar em uma pessoa que falisse porque contribuiu demais para a obra de Deus.
Deus não quer o que não temos, qualquer pessoa daria com prazer aquiloque não possui, é fácil prometermos: se eu achar um Diamante valioso eu dou uma grande oferta, Jesus não contemplava como nos, apenas o dinheiro, nem a roupa, nem qualquer outra coisa exterior, mas observava o coração. A maior oferta vale nada quando o motivo não é reto, "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimando, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria".I Cor. 13:3. Dois crentes pobres, para poderem contribuir para a obra de Deus, passaram noites a fio no escuro e ofertaram a importância poupada com não comprar querosene, foi talvez, a maior oferta jamais recebida naquela Igreja. Ficaremos muito surpreendidos ao saber os nomes dos maiores no Céu.
"Da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha". A viúva tinha duas moedas bem podia ter dado uma e ficado com a outra. Perguntamos na terra: Quanto foi a oferta? Pergunta-se no Céu: Quanto lhes restou depois de levantarem a coleta? Em certa cidade, durante um culto, o pastor lia a lista dos contribuintes à obra de Evangelização no estrangeiro. Houve grande aplauso, quando leu o nome de um irmão que dera 150.000.00. Houve ainda maior aclamação quando leu que outro dera 500.000.00, mas quando leu o nome de um pobre irmão que dera 1.500.00 não houve qualquer demonstração do povo. O pastor ficou comovido e disse: irmãos ouço bater as palmas com os sinais dos cravos.
O rei Davi não quis oferecer holocausto que não lhe custasse nada, ninguém pense que sua oferta é a oferta da viúva pobre, se não estiver dando todo o seu sustento.
Pr. Geraldo Majela Pupin

Nenhum comentário:

Postar um comentário