Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

30 abril 2021

É HORA DE PREGAÇÃO!

 “Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Coríntios 1.21,23,24.)

      • Não é só ensinar — é pregar!

      • Não é dialogar — é pregar!

      • Não é debater — é pregar!

     • Não é “tempo” de compartilhar — é pregar!

      A vontade de Deus é que cada pregador se lembre, nunca se esqueça disto:

      “Pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4.2).

      Se você foi chamado por Deus, então se levante e pregue! Seja o pregador! Seja tomado pelo sentimento de urgência sempre que subir ao púlpito. Não é tarefa simples agir conforme a instrução recebida, seguir claramente o plano revelado por Deus! Não nos consagramos a uma “empreitada trivial”!

      Este mundo velho, carregado de pecado, a caminho do inferno, precisa conhecer as verdades eternas, a boa e velha religião, o bendito Evangelho! “Como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.24).

      “Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2 Timóteo 4.5).

      Por que tudo mais é colocado no centro das atenções (música, avisos, promoções, ofertas, programas, etc.) e o tempo para a mensagem é aquele que sobrou, como migalhas à mesa?

      Por que ninguém luta contra os usurpadores nem dá um “chega pra lá” na intimidação, e oferece medida completa à mensagem? Temos pastores? Então por que nos falta pregação?

      Por que não nos preparamos e então pregamos?

      Por que não oramos pedindo poder e então pregamos?

      Por que não temos um objetivo para nossa cidade e então pregamos?

      Por que não somos dominados pelo ânimo e então pregamos?

      Por que não seguimos as instruções bíblicas — e pregamos? Pregue! Pregue!

      Você abençoará corações se pregar! 

      Você moverá a igreja se pregar!

      Você convencerá os pecadores se pregar!

      Você resolverá problemas na igreja se pregar!

      Você chamará a atenção de sua cidade se pregar!

      Você despertará reavivamento se pregar!

      Que Deus abençoe os políticos, os funcionários públicos, os carpinteiros e encanadores, os padeiros e alfaiates, os lavradores e os construtores! Precisamos deles todos, e somos agradecidos por eles! No entanto, reavivamento precisa de pregadores — pregadores que preguem! Amém! Domingo de manhã, domingo à noite, durante a semana, suba ao púlpito, faça uma oração, abra a Bíblia, leia o texto, abra a boca e PREGUE!

(Sword of the Lord - Dr. Shelton Smith)

Amigão do Pastor

RÁPIDO DEMAIS


      Por todos os cantos há gente apressada. Comemos depressa, lemos depressa, e pelos tristes e sórdidos arquivos de divórcios nos tribunais, casamos depressa.
      Carros superpoderosos, trens-bala e aviões a jato foram inventados para nos levar de um canto a outro da maneira mais rápida possível.
      Um senhor entrou no táxi e pediu ao motorista: “Rápido, por favor”. O taxista nem precisava dessa instrução, mas pisou com tudo no acelerador.
      Em segundos, o táxi voava baixo pelas ruas da cidade. De repente o passageiro se lembrou de que não havia dado o endereço ao motorista, então lhe perguntou: “Taxista, aonde estamos indo?”
      O taxista respondeu por sobre os ombros: “Não sei, Governador, mas estamos indo rápido!”
      Estamos a caminho, mas que caminho? Pelo vai e vem febril das pessoas e a expressão tensa de seus rostos, é evidente que muitas não estão indo pela Estrada da Felicidade.
(Perry F. Webb)
Amigão do Pastor

Cantor Cristão 290 - Cristo, Meu Mestre

 

Cantor Cristão 283 - Mais Perto

 

Trabalho para o Senhor

 Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer. Neemias 6:3

A sugestão dos inimigos parecia boa, mas era enganosa: “Vem, congreguemo-nos… no vale de Ono”. Ono era o “vale dos operários ou artífices”, mas o povo de Deus não podia trabalhar em conjunto com seus inimigos nem mesmo para reconstruir os muros de Jerusalém (Neemias 6:2; 11:35). Por isso, Neemias rejeitou a proposta: “Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer”.

Em Jerusalém, o trabalho do governador Neemias tinha algumas características:

  • Neemias colocou-se à disposição de Deus: à semelhança de Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8), assumindo a responsabilidade. O serviço para o Senhor é sempre voluntário. Quando recebo uma tarefa, devo realizá-la sempre de forma fiel e conscienciosa!
  • Neemias trabalhou até que o muro ficou pronto. No serviço para o Senhor, não basta ter cooperado alguma vez no passado. Pelo contrário: é preciso manter-se envolvido e cumprir o ministério (2 Timóteo 4:5).
  • Quando Neemias ajudou a fechar as brechas, ele trabalhou de verdade. Não quero apenas falar sobre o trabalho, como tanta gente faz, mas quero fazê-lo!
  • Era uma “grande obra”: primeiro Neemias ouviu que os judeus viviam em “grande miséria”; em seguida, ele orou ao “Deus grande”; no final, houve “grandes sacrifícios” e “grande alegria” (Neemias 1:3,5; 12:43).

A ética de trabalho de Neemias estabelece um padrão altíssimo para mim!

Trabalho para o Senhor – Literatura sadia que leva à Palavra de Deus (boasemente.com.br)

Sobre santos e pecadores

…“Simão, […] você me ama?”. […] “O Senhor sabe todas as coisas. Sabe que eu o amo”. João 21:17 

Escritura de hoje: Lucas 22:54-62

Antes de morar no deserto seguindo o exemplo de João Batista, Maria do Egito (344–421 d.C.) passou a juventude em busca de prazeres ilícitos. No auge de sua sórdida carreira, ela viajou a Jerusalém para corromper os peregrinos. Porém, ela teve a profunda convicção dos próprios pecados e, desde então, viveu em arrependimento e solidão no deserto. A transformação radical de Maria do Egito ilustra a magnitude da graça de Deus e o poder restaurador da cruz.

Pedro negou Jesus três vezes, mas, poucas horas antes de negá-lo, ele havia declarado sua disposição de morrer por Jesus (LUCAS 22:33). Assim, seu fracasso foi um golpe pesado (vv.61-62). Após a morte e ressurreição de Jesus, Pedro estava pescando com alguns dos discípulos quando o Senhor lhe apareceu. Jesus lhe deu a chance de declarar seu amor por Ele três vezes — uma chance para cada uma das negações (vv.1-3). Depois, em cada declaração, Jesus o encarregou de cuidar do Seu povo (vv.15-17). O resultado dessa demonstração maravilhosa da graça foi que Pedro desempenhou um papel fundamental na edificação da Igreja e, por fim, deu a sua vida por Cristo.

A biografia de qualquer um de nós poderia começar com uma litania dos nossos fracassos e derrotas. Mas a graça de Deus sempre nos permite um fim diferente. Por Sua graça, Ele nos redime e nos transforma.

Por:  Remi Oyedele

Sobre santos e pecadores | Ministérios Pão Diário (paodiario.org)

29 abril 2021

Culto de Oração ao vivo 28/04/21

 

INGRATIDÃO

      Houve um naufrágio no Lago Michigan. Um nadador de primeira, jovem aluno universitário, salvou vinte e três pessoas antes de desfalecer de exaustão.

      Muito tempo mais tarde, R. A. Torrey contou a história da preocupação desse rapaz e seu ato heroico. Para sua completa surpresa, descobriu que aquele jovem, agora idoso, estava no auditório.

      Em conversa com o resgatador, Torrey perguntou-lhe qual havia sido a coisa mais importante sobre o resgate, o que continuava gravado em sua memória depois de tantos anos.

      O homem abaixou os olhos e em voz baixa disse: “Ninguém disse ‘obrigado’”.

(Sword of the Lord)

Amigão do Pastor

QUEM MORA NESTA CASA?

      G. Campbell Morgan conta que logo depois de seu casamento casou [sic], seu pai foi visitá-lo. Após ver a casa toda, o pai lhe disse: “Tudo muito bonito mesmo; porém, só de visitar sua casa, ninguém saberia se você pertence a Deus ou ao diabo.”

      Morgan continua: “Dei uma olhada em tudo novamente, e pensei: Ele está certo. Eu e minha esposa decidimos na hora que em nossa casa não existiria nenhum cômodo sem uma mensagem bíblica, fosse em quadro ou texto, pois cada canto deveria anunciar que servimos ao Rei”.

(Sword of the Lord)

Amigão do Pastor

Cantor Cristão 281 - Fonte Divina

 

Cantor Cristão 259 - A Última Hora

 

O MARINHEIRO INEXPERIENTE

 E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmo 50:15

Uma mãe se despedia do seu filho, pois ele estava de partida para trabalhar como marinheiro. Ela lhe disse: “Meu querido filho, quando estiver com problemas, ore!”. Ela estava muito preocupada com ele, pois até então ele sempre tinha ignorado os seus repetidos apelos para que colocasse a sua vida sob a orientação de Deus. Se ele ao menos pensasse em Deus em momentos de aflição! “Orar provavelmente não irá ser tão necessário ainda”, pensou o jovem empreendedor. Em um primeiro momento, ele queria decidir por si mesmo, e a qualquer custo, as coisas relativas à sua vida. Entretanto, em sua primeira viagem, o nosso jovem amigo foi forçado a recorrer ao “sinal de emergência” de sua mãe. Certo dia, enquanto ele estava sozinho realizando uma tarefa simples no convés, a qual não teria tirado o equilíbrio de um marinheiro experiente, aconteceu que, de repente, fortes ondas o lançaram ao mar. Enquanto ele caía orou: “Oh Deus, se Tu existes, prove agora!”.

Ninguém havia percebido o incidente, mas Deus ouviu o chamado. Naquele momento, um marinheiro veio em busca dele. Não o encontrando sobre o convés, ele procurou no mar e o avistou assim que a sua cabeça emergiu da água. Com muito esforço ele conseguiu resgatá-lo no último instante. Quando o nosso amigo estava novamente em segurança na embarcação, ele falou sobre aquela breve oração. Mas nenhuma mudança ocorreu em sua vida. Ao retornar da viagem, ele acompanhou sua mãe em uma reunião cristã. Lá ele tomou consciência que os seus pecados o separavam de Deus e que precisava de salvação. Ele finalmente confessou sua culpa a Deus e obteve perdão e paz. Agora ele está salvo pela eternidade.

O MARINHEIRO INEXPERIENTE – Literatura sadia que leva à Palavra de Deus (boasemente.com.br)

Compreendendo as tribulações

Em Deus, porém, estão a sabedoria e o poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. v.13 

Escritura de hoje: Jó 12:13-25

O amigo do meu pai recebeu o temido diagnóstico: câncer. Mas, durante o processo de quimioterapia, ele se converteu a Jesus, e sua doença por fim entrou em remissão. Ele esteve livre do câncer por 18 meses, até que, um dia, a doença voltou; pior do que antes. Ele e a esposa enfrentaram esse momento com preocupação e questionamentos, mas também com confiança em Deus por causa do que Ele fizera anteriormente.

Nem sempre entenderemos o motivo das tribulações. Esse certamente foi o caso de Jó, que enfrentou perdas e sofrimento atroz e inexplicável. Porém, apesar de seus muitos questionamentos, ele declara que Deus é poderoso: “Ninguém pode reconstruir o que ele derruba” (v.14), “a ele pertencem a força e a sabedoria” (v.16). “Exalta nações e as destrói” (v.23). Por toda a sua extensa lista, Jó não menciona os motivos de Deus ao permitir tanta dor e sofrimento. Jó não recebe tais respostas. Mas, apesar de tudo, ele afirma com confiança: “Em Deus, porém, estão a sabedoria e o poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento” (v.13).

Talvez, não entendamos por que Deus permite certas lutas em nossa vida, mas, como os pais do meu amigo, podemos colocar nele a nossa confiança. O Senhor nos ama e nos segura em Suas mãos (v.10; 1 PEDRO 5:7). A sabedoria, o poder e o entendimento pertencem a Ele!

Por:  Julie Schwab

Compreendendo as tribulações | Ministérios Pão Diário (paodiario.org)

28 abril 2021

FILHOS E ESCOLA DOMINICAL



     Será que devo obrigar meus filhos a participarem da escola dominical e dos cultos? Claro! E sem espaço para discussões sobre o assunto.

     Surpreso? Por quê? O que você responderia ao Juninho se, na segunda-feira, ele anunciasse que não iria mais à escola? Você sabe muito bem! Sem chance de o Juninho ficar em casa. E se ele chegar em casa todo sujo e avisar: “Não vou tomar banho”? O Juninho vai pra baixo do chuveiro, não vai? 

     Por que, então, ficar todo “cheio de dedos” quando se trata da liderança e crescimento espiritual? Está esperando que ele cresça e decida que igreja frequentar? Pare de se enganar! Você não espera até o filho ter idade suficiente para decidir se quer ser alfabetizado ou não, se vai pra escola ou não. Não espera até ele ter idade suficiente para decidir se toma banho ou continua sujo, espera? Espera até o Juninho ficar grande e decidir se vai ou não tomar remédio quando fica doente? Você espera?

     O que devemos responder quando o Júnior anuncia que não gosta da escola dominical nem da igreja? A resposta é fácil. Seja consistente. Diga: “Júnior, nesta casa todo mundo vai à igreja e à escola dominical, e você não é exceção”. Sua firmeza e exemplo construirão a ponte sobre a qual a rebeldia da juventude pode caminhar e alcançar experiências ricas e satisfatórias no viver cristão individual.

     Os pais e as mães podem nocautear as forças que contribuem para a delinquência infantil de nosso país, se levarem seus filhos aos cultos e à escola dominical regularmente. 

Herbert Hoover)

Amigão do Pastor - Jan/14

Pense Nisso!!!

 

Os prazeres do pecado duram “um pouco de tempo”, mas seu salário é para todo o sempre.
(Sparks)
Jornal do Pastor Jan/14



Cantor Cristão 252 - A Porta Franca

 

Cantor Cristão 245 - Cristo Vai Passa

 

Como ter um encontro com o Senhor?

 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto te recompensará publicamente.

Mateus 6:6

Mediante essas palavras do versículo acima, o Senhor Jesus nos ensina um ponto importante e, talvez, muitas vezes descuidado. Se trata da necessidade de tomar o tempo de orar em um lugar particular, a fim de nos livrarmos de tudo que possa nos distrair. Para muitos de nós, a vida cotidiana está cheia de atividades, obrigações, projetos e distrações que enchem rapidamente o nosso tempo livre. Devemos aprender a consagrar um tempo para Deus em meio ao ritmo da nossa jornada. Quanto mais agitada seja nossa vida, maior a necessidade de nos determos para estar a sós com o Senhor. A meditação em Deus é oposta à dispersão e à distração. Nesses momentos que estou perante Deus pela fé, quando falo com Ele mediante a oração, quando O escuto ao ler a Bíblia, vejo claramente o que Deus espera de mim, o que é realmente importante; e então ganho forças morais.

Esses momentos com o Senhor têm uma intensidade especial quando passamos por uma provação em nossa vida. Deus espera que falemos com Ele com liberdade sobre o que nos aflige, ao invés de nos queixarmos dos demais ou de nossas circunstâncias. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

Esforcemo-nos em tomarmos um tempo para experimentar esta paz prometida por nosso Pai, que tudo vê em secreto.

Como ter um encontro com o Senhor? – Literatura sadia que leva à Palavra de Deus (boasemente.com.br)

Plano de aposentaria de Deus

 …o anjo do Senhor lhe apareceu [a Moisés] no fogo que ardia no meio de um arbusto. v.2

Escritura de hoje: Êxodo 3:1-10

O arqueólogo Warwick Rodwell fez uma descoberta extraordinária. Ao escavar no chão da Catedral Lichfield, na Inglaterra, a fim de abrir espaço para uma base retrátil, descobriram uma escultura do arcanjo Gabriel que estimaram ter 1.200 anos. Os planos de aposentadoria do Dr. Rodwell tiveram de esperar, pois sua descoberta o colocou numa etapa nova e muito desafiadora.

Moisés tinha 80 anos quando fez uma descoberta que mudou a sua vida. Embora ele fosse filho adotivo de uma princesa egípcia, ele nunca esqueceu sua linhagem hebraica e se enfureceu com a injustiça que testemunhou contra seus compatriotas (vv.11,12). Quando o Faraó soube que Moisés havia matado um egípcio que estava batendo num hebreu, planejou matá-lo, obrigando Moisés a fugir para Midiã, onde se estabeleceu (vv.13-15).

Anos após sua fuga, Moisés estava cuidando do rebanho do sogro quando “o anjo do Senhor lhe apareceu no fogo que ardia no meio de um arbusto. Moisés olhou admirado, pois embora o arbusto estivesse envolvo em chamas, o fogo não o consumia” (3:2). Naquele momento, Deus o chamou para liderar os israelitas e tirá-los da escravidão no Egito (vv.3-25).

Neste momento, Deus o está chamando para cumprir o Seu maior propósito? Quais novos planos Ele colocou no seu caminho?

Por:  Ruth O'Reilly-Smith

Plano de aposentaria de Deus | Ministérios Pão Diário (paodiario.org)

27 abril 2021

PERFEIÇÃO

 Você não sente na alma que está longe da perfeição? O dia a dia não ensina isso a você? Cada lágrima que rola de seus olhos chora “imperfeição”. Cada suspiro que brota de seu coração grita “imperfeição”; cada palavra ríspida que sai de seus lábios resmunga “imperfeição”. Você já observou demais o cenário de seu coração para até mesmo sonhar, por um instante que seja, que existe perfeição em sua vida. Porém em meio a essa triste consciência da imperfeição, eis uma palavra de consolo — você é “perfeito em Cristo Jesus” (Cl 1.28).

(Charles Spurgeon)

Amigão do Pastor  - Jan./14

DISCIPLINANDO OS FILHOS

 “O que não faz uso da vara odeia seu  filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.”. (Pv 13.24).

Ao ler este versículo pela primeira vez, um crente novo pode achá-lo estranho. Talvez pense: Para mostrar que amo meu filho eu tenho de bater nele? Não entendi!

Para sua própria e grande tristeza, muitos pais descobrem tarde demais que o amor é mesmo demonstrado de forma suprema por aqueles que exigem obediência de seus filhos. Se ouvíssemos a Deus em vez de a alguns psicólogos, estaríamos em situação bem melhor.

Sei e compreendo como é doloroso dar umas palmadas em um filho e fazê-lo chorar quando você o ama mais do que a qualquer outra coisa neste mundo. Porém a Bíblia afirma: “Corrige teu filho enquanto há esperança, mas não chegues a ponto de matá-lo” (19.18).

Observe que o versículo adverte, “... enquanto há esperança”. Isso mostra que um dia a esperança de controlar seus filhos terá se acabado. O controle tem de começar assim que a criança nasce, quando a mamãe e o papai concordam em disciplinar o filho de acordo com a Bíblia. Esperar até que ele complete quatro ou cinco anos será tarde demais.

Geralmente nossa primeira ordem aos filhos é “não”. O treinamento nessa idade não deverá ser mais que um tapinha na mão. Porém à medida que os meses se passam e a compreensão aumenta, também tem de aumentar o nível de disciplina.

Médicos e educadores falam muito sobre TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Na maioria dos casos, é provável que a causa do problema seja TDDP (Transtorno de Déficit de Disciplina Paterna). As crianças devem aprender a obedecer às figuras de autoridade em suas vidas, e os professores estão incluídos nisso.

Com nosso tom de voz, podemos ensinar os filhos a obedecerem logo na primeira ordem, ou treiná-los a obedecer na décima vez quando já estamos berrando com eles. Os pais é quem decidem.

Se controle e obediência forem alcançados logo cedo, durarão a vida inteira. Eu e minha esposa sempre nos maravilhamos ao ver como uma boa palmada restaurava a ordem e a alegria de nossos filhos quando eles faziam birra e manha. “A tolice está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a livrará dela” (22.15).

A maioria de nós já presenciou uma criança de 13 ou 18 quilos controlar o pai de 90 quilos enquanto a mãe torce as mãos em desespero. Nenhum dos dois sabe o que fazer enquanto a criança berra tentando conseguir o que deseja. Os transeuntes reviram os olhos e fazem de conta que não estão vendo.

Esse comportamento é absolutamente desnecessário, se o controle é exercido logo cedo na vida da criança. Jamais bata no rosto nem na cabeça da criança, e nunca discipline seu filho em público. Procure um banheiro quando precisar disciplinar a criança fora de casa.

O grau de disciplina deve ser de acordo com a ofensa. A criança deve perder o desejo de desobedecer, mas nunca o desejo de ser parte da família.

O amor deve ser demonstrado diariamente, mas de modo especial após a disciplina, quando a criança se mostrar “civilizada”, e depois de orarmos com ela. Não existe absolutamente nenhuma necessidade de deixar a criança marcada, toda roxa. Uma colher de pau aplicada cuidadosamente no bumbum dói o suficiente e dá conta do recado.

Além de usar princípios bíblicos para disciplinar os filhos, também temos de usar sensatez e sensibilidade. Temos de ter o cuidado de não aplicar disciplina quando estamos com raiva. Devemos fugir de tudo o que for irracional e abusivo, seja de que modo forem. Você nunca se arrependerá de ter aplicado a disciplina apropriada, então trate a questão de maneira correta.

À medida que seus filhos aprendem e entendem a Bíblia, também compreenderão a importância da disciplina. Vamos seguir o método de Deus, e teremos um lar amoroso, feliz e cheio de paz.

Fred Willis / (Sword of the Lord)

Amigão do Pastor  - Jan./14

Cantor Cristão 186 - É Jesus Quem Salva

 

Cantor Cristão 176 - Tempo de Ser Santo

 

Vidas transformadas

 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados… Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus... sua misericórdia, nos salvou.

Tito 3:3-5

Você sabia que a célebre estátua chamada “Davi”, de Michelangelo, inicialmente era apenas um bloco de mármore que havia sido esculpido e estragado por outro escultor? Leonardo da Vinci havia declarado que não se podia fazer mais nada com esse bloco, mas Michelangelo fez com ele a magnífica estátua de mais de quatro metros de altura, a qual se pode contemplar em Florença, Itália.

Isto nos faz pensar na história de nossas vidas. Quem sabe você seja consciente de que sua vida tem sido estragada pelo mal; mas saiba que nem tudo esta perdido, existe um remédio: vá até o Senhor Jesus, somente Ele pode transformar nossas vidas, muitas vezes tão afetadas pelo pecado, o rancor, a amargura, a mentira, por tanta coisa que nos faz sofrer, tanto a nós como aos demais, e, acima de tudo, nos condena. “Como Jesus Cristo pode mudar minha vida?”, você irá perguntar. “Tenho muitas vezes tentado melhorar, mas não tenho conseguido nenhum resultado.” Isso não é de se estranhar, pois o Senhor Jesus não melhora nossa natureza, mas nos dá uma vida nova, uma nova natureza, quando chegamos a Ele com confiança e fé. Então teremos novos motivos, novos desejos, uma nova força para fazer o bem mediante o poder de Seu Espírito; esta nova vida faz de nós novos homens e mulheres.

Assim como o “Davi” de Michelangelo revela o talento do escultor, nossas vidas transformadas poderão ser um testemunho do poder e amor de Deus. Ele salva os que creem e lhes dá uma nova beleza, um reflexo de Sua natureza, que é amor e luz.

Vidas transformadas – Boa Semente | DLC

Usufruindo a beleza

 Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo. v.11

Escritura de hoje: Eclesiastes 3:9-13

Exibida num longo corredor do hospital, as cores suaves e os desenhos de índios nativos eram tão cativantes que parei para contemplá-los. Meu marido andava à frente, mas, após passar por outras pinturas, eu parei para fixar o olhar numa só. “Linda”, sussurrei.

Muitas coisas na vida são de fato lindas. Belos quadros. Vistas panorâmicas. Obras de arte. Mas o mesmo acontece com o sorriso de uma criança, o cumprimento de um amigo, o ovo azul de um pintarroxo, a textura das conchas. Para aliviar os fardos que a vida pode impor, “Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo” (v.11). Em tal beleza, explicam os estudiosos da Bíblia, temos um vislumbre da perfeição da criação divina — incluindo a glória do Seu futuro reinado perfeito.

Como só podemos imaginar tal perfeição, Deus nos concede um gostinho na beleza da vida. Desta maneira, Deus “colocou um senso de eternidade no coração humano” (v.11). Alguns dias, a vida parece cinza e fútil, porém, Deus, misericordiosamente, provê momentos de beleza.

O artista Gerard Curtis Delano compreendeu isso e disse: “Deus me deu o talento para criar beleza e é isso que Ele quer que eu faça”.

Como reagir ao vermos tanta beleza? Podemos ser gratos a Deus pela eternidade enquanto nos alegramos com a glória que já contemplamos.

Por:  Patricia Raybon

Usufruindo a beleza | Ministérios Pão Diário (paodiario.org)

26 abril 2021

Culto Solene ao vivo 25/04/202

 

A SABEDORIA DE SALOMÃO


Em justiça são todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma cousa tortuosa nem perversa. Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento. Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que os rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.

Amigão do Pastor Set/00

EMPECILHOS À ORAÇÃO

 1 Pedro 3.7

1. O relacionamento errado entre marido e mulher impede a oração (1 Pedro 3.7).

2. O espírito não-perdoador impede a oração ( Marcos 11.25,26; Mateus 5.23, 24).

3. O coração que duvida impede a oração ( Marcos 11.22-24; Tiago 1.6, 7).

4. O espírito de soberba impede a oração ( Lucas 18.10-14).

5. Ser indiferente à Bíblia ou rejeitá-la de todo impede a oração (Provérbios 28.9).

6. Pecado inconfesso impede a oração (Salmo 66.18).

7. Para remover todos os empecilhos, confesse todos os pecados ( 1 João 1.9).

(Pulpit Helps)

Amigão do Pastor Set/00

Cantor Cristão 167 - Vem, Inflama!

 

Cantor Cristão 164 - Revivificação

 

O que existe depois da morte?

 Deus… Quer que todos os homens sejam salvos. Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo. Eis aqui agora o dia da salvação.

1 Timóteo 2:3-4; Atos 16:31; 2 Coríntios 6:2

Um chefe de estado estava muito preocupado com o futuro. Em meio das conversas políticas, ele tinha o costume de perguntar a seus interlocutores: “Em sua opinião, para onde vamos depois da morte?”. A pergunta era confusa e as respostas eram muito variadas. Nenhum livro humano, inclusive o livro mais científico, poderá dar uma resposta a esta pergunta.

A Bíblia, o Livro de Deus, declara que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Um dia os incrédulos terão que dar contas de todos seus atos, e receberão o que no fundo não desejaram, a saber, um lugar sem Deus. Que perspectiva terrível a do juízo longe de Deus por toda a eternidade! (Lucas 16:19-31; Apocalipse 20:11-15).

Mas a Bíblia não fala somente de condenação. Deus, quem um dia julgará os segredos dos homens (Romanos 2:16), hoje faz proclamação da boa nova de perdão dos pecados e da salvação mediante a fé em Jesus Cristo. Ele diz: “Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação” (João 5:24). Quando o crente parte desta terra, o Senhor Jesus lhe dá essa certeza: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).

O lugar onde estaremos depois da morte, onde passaremos a eternidade, depende unicamente da resposta que damos hoje ao chamado do amor de Deus. Qual será sua resposta?

O que existe depois da morte? – Boa Semente | DLC

O que Deus vê

 Os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar sua força àqueles cujo coração é […] dedicado a ele. v.9

Escritura de hoje: 2 Crônicas 16:7-9

No início da manhã, passei pela janela da sala com vista para uma área verde nos fundos de casa.

Muitas vezes, noto um falcão ou uma coruja observando a região. Certa manhã, surpreendi-me ao ver uma águia-careca num galho alto vigiando o terreno como se tudo lhe pertencesse. Provavelmente, estava procurando o “café da manhã”. Seu olhar abrangente parecia majestoso.

Em 2 Crônicas 16, o vidente Hanani (profeta de Deus) informou ao rei que suas ações estavam sob o olhar real. Ele disse a Asa, rei de Judá: “você confiou no rei da Síria, em vez de confiar no Senhor, seu Deus” (v.7). E explicou: “Os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar sua força àqueles cujo coração é inteiramente dedicado a ele” (v.9). Por causa da dependência equivocada de Asa, ele sempre estaria em guerra.

Lendo essas palavras, podemos ter a falsa sensação de que Deus observa nossos movimentos para lançar-se sobre nós como uma ave de rapina. Mas as palavras de Hanani enfatizam o positivo. A questão é que Deus continuamente nos vigia e espera que clamemos por Ele quando necessitamos.

Como a águia-careca do meu quintal, será que os olhos de Deus vagam pelo mundo — até mesmo agora — buscando fidelidade em você e em mim? Como Ele poderia prover a esperança e a ajuda que precisamos?

O que Deus vê | Ministérios Pão Diário (paodiario.org)

25 abril 2021

SEGURO NA ROCHA

 

      Um navio naufragou na tempestade. O único sobrevivente, um garotinho, foi
levado pelas ondas até uma rocha, e lá passou a noite. De manhã, foi resgatado.
      — Você não tremeu de medo, sentado na rocha durante toda a noite?, perguntou um de seus salvadores.
      O menino respondeu: “Claro que eu tremi, mas a rocha não tremeu”.
      Somos seres humanos, e trememos. Mas a Rocha na qual estamos firmados nunca treme.

(Pulpit Helps)
Amigão do Pr. Set/00

A UNIÃO FAZ A FORÇA


     Era uma vez um cego e um aleijado que tropeçaram um no outro numa floresta.
     Ambos estavam perdidos e começaram a conversar sobre as tristezas da vida.
     O cego reclamou: “Não enxergo e, assim, não sei para que lado é a saída”.
     O aleijado concordou e respondeu: “Não posso me levantar e sair daqui”.
     Enquanto falavam sobre suas desventuras, o aleijado exclamou: “Já sei! Você me carrega nos ombros e eu indico o caminho”. Juntos, os dois saíram da floresta.
     “E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti: nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós… De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” (1 Coríntios 12.21, 26, 27).
     Todos nós somos iguais aos dois homens na floresta. Às vezes precisamos de ajuda para lidar com as pressões da sociedade, os desencorajamentos da vida e o pecado que nos embaraça. Lutamos para achar o caminha de volta para a Luz; para o caminho certo. Precisamos de ajuda. Foi para isso que Deus providenciou a igreja.
     Cada um de nós tem um dom a ser usado na edificação do corpo de Cristo. Cada um de nós pode oferecer uma palavra de encorajamento para um membro desesperançado e em dificuldades. Cada um de nós é capaz de testemunhar de sua fé. Não posso fazê-lo por mim mesmo, nem você por si mesmo. Mas juntos, podemos fazer uma diferença!
(Allen Mann — Bulletin Digest — Pulpit Helps)
Amigão do Pr. - Set./00

Cantor Cristão 162 - Vigiar e Orar

 

Cantor Cristão 152 - Pastor Divino

 

Flocos de Neve

Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva?

Jó 38:22 

Neste capítulo da Bíblia, o Deus eterno mostra ao Seu servo Jó toda a Sua glória e Seu poder como Criador. Os terríveis sofrimentos e as feridas causadas pelas palavras de seus amigos tinham levado Jó a perder de vista a grandeza, a majestade e a justiça de Deus.

Será que temos consciência de que cada floco de neve, com seus cristais de gelo, é um milagre singular de Deus? Basta analisar a sua estrutura com uma lupa. Não existem dois cristais exatamente iguais! Poucas coisas na natureza mostram com tanta clareza a mão do nosso Deus Criador quanto essas pequenas formas.

Quando a água congela, é possível perceber que os cristais de gelo sempre se organizam em padrões hexagonais. Essas lindas e delicadas filigranas já inspiraram os trabalhos de muitos artistas e cientistas. Cada floco de neve oferece um testemunho singular e silencioso da glória criadora de Deus. Quanta diversidade! Que rica beleza e esplendor!

Nós também precisamos reconhecer que cada um de nós foi feito de forma singular pela mão criadora de Deus e que Ele nos conhece individualmente, em cada detalhe da nossa identidade.

Você já conhece seu Criador? Você já O experimentou como o Deus de amor, que enviou Seu Filho à Terra para te salvar e ter comunhão com você? Você confia nEle, em Seu amor e em Seu poder, seja qual for a situação que esteja enfrentando?

https://boasemente.com.br/2021/04/flocos-de-neve/

Não como ontem

 …as pessoas não vivem só de pão, mas de toda palavra que vem da boca do Senhor. Deuteronômio 8:3

Escritura de hoje: Mateus 4:1-11

Quando um dos meus netos era criança, os pais dele lhe deram uma camiseta de aniversário. Ele a vestiu e usou o dia todo com orgulho. No dia seguinte quando ele apareceu usando a camiseta, seu pai lhe perguntou: —Filho, essa camiseta o deixa muito feliz, né? —Não tanto quanto ontem, ele respondeu.

Esse é o problema de adquirir bens materiais: nem as boas coisas da vida podem nos trazer a felicidade profunda e duradoura que tanto desejamos. Ainda que tenhamos muitos bens, podemos continuar infelizes.

O mundo oferece felicidade pelo acúmulo de bens materiais: roupas, carros, celulares novos um ou relógio mais moderno. Mas nenhum bem material pode nos fazer tão felizes quanto nos fizeram no dia anterior. O motivo é que fomos criados para Deus, e nada além dele nos satisfaz plenamente.

Um dia, quando Jesus jejuava e estava fraco e faminto, Satanás aproximou-se dele e o tentou para satisfazer Sua fome. Jesus o contradisse citando Deuteronômio 8:3: “Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca do Senhor” (v.4).

Jesus não quis dizer que deveríamos viver apenas de pão. Ele afirmou um fato: somos seres espirituais e, portanto, não podemos depender apenas do que é material. Encontramos a verdadeira satisfação em Deus e em Suas riquezas.

https://paodiario.org/BR/2021/04/25/n%C3%A3o-como-ontem

24 abril 2021

Sabedoria de Salomão

 

Amigão do Pastor Jan/00

Lambendo a Faca

 


      Paul Harvey explica como os esquimós matam os lobos. O caçador cobre a lâmina da faca com sangue e deixa congelar. Depois coloca mais uma camada de sangue, e depois mais outra. Assim que uma cada congela, ele espalha outra, e prossegue até a lâmina fique completamente escondida em uma grossa camada de sangue congelado.
      O esquimó enterra a faca -- com a lâmina para cima -- na vegetação congelada. o logo sente o cheiro de sangue fresco e começa a lambê-lo Lambe cada vez com mais ganância, até que a lâmina fique limpa. e continua a lamber mais rapidamente. Mas por causa do frio, não sente nenhuma dor e sangra até a morte, engolindo a própria vida.
      É assim que o Diabo age conosco. Ele oferece-nos um gostinho do pecado, já sabendo que vamos desejar mais. E vamos cada vez mais fundo pra satisfazer nossos desejos. não percebemos a lâmina lá dentro, até que seja tarde demais. Só à beira da morte é que percebemos que devoramos nossa própria vida no pecado.
Dale Wells - Pulpit Helps
Amigão do Pastor Jan/00

Cantor Cristão 151 - Comunhão

Cantor Cristão 149 - Persistência em Oração

 

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 111)

 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

Salmo 111:10

“Grandes são as obras” de Deus na criação (v. 2). Mas o que pode ser dito de Sua singular obra, essa da redenção (v. 9)? Quão gloriosa e majestosa ela é (v. 3)! Adoramos Aquele que a realizou, e concluímos com o apóstolo: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32)? Ele não nos garante o pão nosso de cada dia (v. 5)? Sim, que Deus confirme o que Ele é: “benigno e misericordioso” (v. 4). Considerar as Suas obras fortalece a nossa fé em Sua Palavra; Suas obras nunca contradizem Seus mandamentos. Ambos são verdadeiros. Seus mandamentos são fiéis (v. 7), e os que os praticam “revelam prudência” (v. 10).

O primeiro passo que um homem deve dar no caminho da sabedoria é temer a Deus. De acordo com o versículo 5, é igualmente o único caminho para resolver o terrível problema da fome no mundo… mas também o único que as nações não consideram.

O louvor do Senhor “permanece para sempre” (v. 10; assim como a Sua justiça, v. 3, e os Seus mandamentos, v. 8). Cantemos Seus louvores de agora em diante.

https://boasemente.com.br/2021/04/meditacoes-sobre-o-livro-de-salmos-leia-salmo-111/

Servindo o menor dos menores

 Deus escolheu coisas desprezadas pelo mundo, tidas como insignificantes… 1 Coríntios 1:28

Escritura de hoje:Lucas 14:15-23

O vídeo mostrava um homem ajoelhado ao lado de uma rodovia durante um incêndio fora de controle. Ele batia palmas como se chamasse algo. O que era? Um cachorro? Momentos depois, um coelho entrou em cena pulando. O homem pegou o animalzinho assustado e o espantou para um lugar seguro.

Como o resgate dessa criaturinha se tornou manchete nacional? Por isso: Existe algo cativante na compaixão demonstrada pelos indefesos. É preciso ter um coração enorme para abrigar as menores criaturas.

Jesus disse que o reino de Deus é como um homem que deu um banquete e convidou todos dispostos a comparecer; não apenas os influentes, mas também “os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos” (LUCAS 14:21). Sou grato por Deus escolher os fracos e os aparentemente insignificantes, porque senão eu não teria chance. Paulo escreveu: “escolheu as coisas fracas para envergonhar os poderosos. Deus escolheu coisas desprezadas pelo mundo, tidas como insignificantes […] ninguém jamais se orgulhe na presença de Deus” (vv.27-29).

O coração de Deus deve ser enorme para salvar uma pessoa pequena como eu! Em resposta, meu coração também cresceu. Posso dizer facilmente que não é pela forma como eu agrado às “pessoas importantes”, mas pela maneira como sirvo aos que a sociedade considera insignificantes.

Por:  Mike Wittmer

https://paodiario.org/BR/2021/04/24/servindo-o-menor-dos-menores

23 abril 2021

QUANDO O PASTOR LEVA OS PROBLEMAS DA IGREJA PARA CASA

 

O Dr. Allan Petersen conta a história de um pastor que era tão ligado aos 500 membros de sua congregação, que muitas vezes ele trazia os problemas da igreja para casa. Preocupado com os problemas dos outros, ele falhava em ser um bom marido e pai. 

Uma noite, quando o seu fardo estava especialmente pesado, sua esposa saiu da cama exclamando: “Esta cama não é grande o bastante para 502 pessoas?” Ele entendeu a mensagem.

(De um artigo de David S. Gottas - entitulado “Quem esta guardando a sua vinha?” no Moody Monthy, 10/83)

Jornal Amigão do Pastor Jan/96

Cuidado com que você pensa!!!

 

Jornal Amigão do Pastor Mar/95

Cantor Cristão 148 - Hora Bendita

 

Cantor Cristão 142 - Pão da Vida

 

O amor é um ideal ou uma realidade?

 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

1 João 4:7-8

Para muitos homens e mulheres, o verdadeiro amor é um ideal fascinante, mas inalcançável, que muitas vezes vai se afastando cada vez mais daquele que o busca, assim como o horizonte para o qual se está caminhando. Quantas decepções cruéis sofrem aqueles que pensavam por fim havê-lo alcançado! A Bíblia, a Palavra de Deus, nos fala de um amor puro, real, duradouro, comprovado por atos. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: Que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos” (1João 4:8-9). O Senhor Jesus morreu por pessoas de respeito, amáveis e que o mereciam? Não! Ele morreu por todos os homens, por pessoas que se opõem a Deus e fazem o mal! Esse é o amor de Deus!

Mas ainda tem mais: Deus não apenas provou que nos ama, mas também transmite Seu amor para aquele que aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor. “O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5). Por esta razão o Senhor Jesus pode nos animar a amarmos aos nossos inimigos, fazer o bem aos que nos odeiam e a orar pelos que nos perseguem (Mateus 5:44). Apenas esse amor de origem divina pode nos possibilitar que aceitemos a nosso próximo assim como ele é (talvez primeiramente ao meu conjugue?) e o amemos com seus defeitos. Prossigamos com a força que o Senhor nos dá.

https://boasemente.com.br/2021/04/o-amor-e-um-ideal-ou-uma-realidade/

Vendo a luz

 O povo que anda na escuridão verá grande luz… Isaías 9:2

Escritura de hoje: Mateus 4:12-25

Nas ruas da cidade, um dependente químico sem-teto entrou no Abrigo Social e pediu ajuda. Logo, começou o longo caminho para a recuperação de Bruno.

Durante esse processo, Bruno redescobriu o seu amor pela música. No fim, ele entrou para um grupo musical que se apresentava como “Sinfonia das Ruas”, composto por músicos profissionais preocupados com os sem-teto. Pediram que Bruno fizesse um solo do oratório Messias, de Handel, conhecido como “O povo que andava em trevas”. Nas palavras escritas por Isaías durante um período de trevas na história de Israel, ele cantou: “O povo que anda na escuridão verá grande luz. Para os que vivem na terra de trevas profundas, uma luz brilhará” (v.2). Um crítico musical de uma importante revista comentou que Bruno “fez o texto soar como se tivesse sido extraído de sua própria vida”.

Mateus, o autor do evangelho, citou a mesma passagem. De uma vida de enganar os concidadãos israelitas, Mateus foi chamado por Jesus e descreveu como o Senhor cumpriu a profecia de Isaías ao levar Sua salvação para “além do rio Jordão” até a “Galileia, onde vivem tantos gentios” (MATEUS 4:13-15).

Quem teria acreditado que um coletor de impostos (MATEUS 9:9), um viciado como Bruno ou pessoas como nós teriam a oportunidade de mostrar a diferença entre a luz e as trevas em nossa própria vida?

Por:  Mart DeHaan

https://paodiario.org/BR/2021/04/23/vendo-a-luz