Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

02 março 2013

FUNDAMENTALISMO OU FANATISMO?


Os meios de comunicação vivem confundidos sobre a definição de fundamentalista. Quando usam o termo fundamentalista, os comunicadores invariavelmente se referem aos que pegam serpentes na mão, falam em línguas, curam enfermos, são ativistas sociais, pertencem a alguma seita, são religiosos fanáticos, fazem parte de grupos terroristas, seguem religiões orientais, preconceituosos. A mídia coloca os fundamentalistas bíblicos no grupo da falsa religião, do emocionalismo descontrolado, do preconceito racial, do anarquismo, da violência, do ódio, e coisas assim. 
Quero deixar registrada minha afirmação de que os únicos fundamentalistas verdadeiros do mundo hoje são os fundamentalistas bíblicos. Gostaria de explicar isto com uma ilustração.
Existe apenas uma Raça Pura no mundo animal hoje. Ouço pessoas falarem em cachorros, gatos, vacas, ovelhas, porcos que são raça pura. Isto não existe; esses animais talvez sejam puros-sangues, mas o único animal raça pura é o cavalo de corrida.
O cavalo de carga talvez tenha mais força e determinação que o cavalo de corrida, mas não pode ser classificado como de raça pura. 
Um cão de caça pode ter a tenacidade e resistência de um cavalo raça pura, mas não pode ser classificado como tal. 
Uma vaca pode ser campeã na produção de leite, mas não pode ser classificada de raça pura. Nenhum animal pode ser considerado raça só por causa de sua força, beleza, determinação, etc. O cavalo de corrida é raça pura simplesmente porque sua linhagem pode ser estabelecida como fato absoluto.
Ninguém é fundamentalista só porque é zeloso, ativo, dedicado, corajoso ou abnegado. É fundamentalista porque abraçou de modo íntegro a verdade bíblica.  Jesus diz em João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.
O fundamentalista verdadeiro torna a verdade bíblica o padrão da fé, da doutrina, do comportamento e do serviço. Ele obedece ao governo e às leis do país e submete-se à autoridade, a não ser que esta tente usurpar a autoridade de Deus.
O fundamentalista não explode aeroportos, não seqüestra aviões e não faz reféns.
O fundamentalista não procura tirar a vida do próximo; não pega serpentes, não bebe veneno nem põe a mão em ferro quente pra provar sua fé; não é fanático religioso.
O fundamentalista não organiza uma comunidade religiosa e pratica orgias. É contra o aborto, o homossexualismo, a promiscuidade, a pornografia, as drogas, a bebida, a imoralidade, a tirania, o comunismo e coisas parecidas. Ele acredita e promove a vida familiar saudável e fiel.
O fundamentalista não é um intolerante.  Ele acha que cada pessoa tem o direito de crer no que quiser e praticar a sua crença, desde que não ameace o bem-estar dos outros. Mas o fundamentalista insiste em que há somente um caminho para Deus, e é por meio do sangue de Jesus Cristo. 
O fundamentalista ama a Deus e o seu povo; ama a igreja; quer e busca a salvação dos perdidos. Ama seu país e honra sua bandeira, e está pronto a defender sua nação de qualquer inimigo que procure destruir sua liberdade. Está pronto a se opor ao erro em favor da verdade. 
O que os meios de comunicação normalmente classificam de fundamentalismo na verdade é fanatismo; existe uma vasta diferença entre as duas coisas.
O fundamentalista agarra-se tenazmente e pratica a verdade comandada pela Palavra de Deus; O fundamentalista tem zelo, porém este zelo é disciplinado e temperado pela verdade de Deus.
De acordo com o dicionário, fanático é alguém cego e obsessivo em suas opiniões.
É possuído de zelo desordenado que pode ser fruto de religião, revolução, ambição política, ativismo social, preconceito racial ou qualquer outra causa. Pode ser governado pela intolerância e o preconceito em geral, e dado ao emocionalismo e imaginação bizarra, em vez de ser guiado pelo raciocínio saudável baseado na
verdade.
Acho que é hora de darmos aos fundamentalistas um tratamento justo!
Dr. Allen Dickerson
(Sword of the Lord)

Nenhum comentário:

Postar um comentário