Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

12 abril 2013

O manual de treinamento de Deus (Gênesis 37.1-4)

Antes de nos familiarizarmos mais com José, vamos examinar rapidamente algumas informações básicas. Isso ajudará você a lembrar que a biografia de José se ajusta perfeitamente a três segmentos distintos.
Do nascimento aos dezessete anos (Gn 30.2-37.2). Durante esse período a família de José vivia uma fase de mudança. Um antagonismo de baixo nível ia se formando à medida que a família entrava em conflito e discutia, amargurada pela inveja e pelo ódio.
Dos dezessete aos trinta anos (Gn 37.2-41.46). Esse segundo segmento ocorre quando José entra na juventude. Ao que parece, sua vida ficou fora de controle. Caem sobre ele escravidão, acusação injusta e prisão.
Dos trinta anos até a morte (Gn 41.46-50.26). Os últimos oitenta anos de José caracterizaram-se pela prosperidade e pela recompensa sob as bênçãos de Deus. Embora tivesse a clássica oportunidade de vingar-se dos irmãos e de arruiná-los irremediavelmente, recusou-a. Em vez disso, abençoou, protegeu e perdoou.
Deus usa constantemente a vida dos personagens bíblicos para nos ensinar, encorajar, advertir. Quem pode esquecer o impacto das verdades vividas por Davi e Ester, Moisés e Elias, Pedro e Paulo? É impossível manter a verdade apenas na esfera teórica quando você a vê revelada na vida de homens e mulheres reais. É o que fazem essas biografias inspiradas. Elas destilam a verdade e a tecem no tear da vida diária. O manual de treinamento de Deus está repleto de vidas que inspiram e instruem.
Romanos 15.4 declara: “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança” (grifo do autor). Essa referência a “passado” abrange todas as verdades escritas no Antigo Testamento. E se li esse versículo corretamente, existem duas razões básicas para que Deus permitisse que tivéssemos o Antigo Testamento disponível para estudo e aplicação: a primeira, para instrução no presente, e a segunda, para esperança no futuro.
Essa concessão de Deus capacita a mente a aprender a verdade sobre ele e sobre a vida, a fim de que sejamos encorajados a perseverar no futuro.
Dia a dia com os heróis da fé – Dr. Charles Swindoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário