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10 agosto 2012

RESUMO DO LIVRO DE ORRÚ, Geruásio F.. Os Manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1993.


Cap 1 – As descobertas de Qumran
No deserto da Judéia, no litoral do Mar Morto, Um dos jovens a tribo semibeduína dos Taamireh de apenas quinze anos de idade, chamado Muhammad edh-Bhib, dava pastagem ao rebanho de seu pai. Viu uma caverna, jogando uma pedra pode perceber um som de um jarro quebrando, ao entrar encontra vários jarros com manuscritos, o de Isaias era feito de tiras de couro, costurado de ponta a ponta, e medindo, desenrolado, 7,34m de comprimento por aproximadamente 0,26m de largura. O manuscrito de Lameque é o que estava em pior estado de conservação. Em certos lugares o couro se enrijeceu, tornando-se quebradiço e inflexível. Mede 2,53m de comprimento, isso na Gruta 1. A 1500 metros da Gruta 1, em direção ao sul, localiza-se Khirbet Qumram. Foi descoberto que ali tinha sido uma pequena fortaleza romana. O mosteiro é um complexo de construções que se estende num quadrilátero de 80m. ele é todo cercado de muros e protegido por uma torre. Acharam salas, que eram lidos os rolos, refeitório com pratos e copos. Casa que abrigava uma oficina com ferramentas, um quintal e um banheiro. Ao sul da Gruta 1 foi descoberto a Gruta 2 onde foi encontrado partes de dezessete manuscritos bíblicos e uma porção maior de partes de manuscritos não-bíblico. Na Gruta 3 foi descoberto vários fragmentos de pergaminhos, bem como documentos muito particular: ele consiste de três folhas de cobre muito fino, cada uma medindo 0,30m por 0,80m. o que parece, as folhas de cobre estavam ligadas entre si, formando um único rolo. A Gruta 4 localiza-se a mais de 3 km a sudoeste de Khirbet Qumran, e está separada dessas ruínas por um profundo barranco que talha ao norte para o socalco de Wadi Qumran. Nela continha milha milhares de fragmentos, e neles foram identificados 382, e desses cerca de 100 são bíblicos. Nessa gruta foram encontrados todos os livros do cânon, completos ou em partes, com exceção de Ester. Foram encontrados 14 manuscritos de Deuteronômio, 12 de Isaías e 10 de Salmos. 8 copias incompletas dos 12 profetas. Na Gruta 5 ao norte da Gruta 4 foi descoberto apenas poucos fragmentos, quase todos bem manchados devido à umidade. A Gruta 6 foram encontrado uma jarra, uma tampa e um número elevado de fragmentos, 57 fragmentos de pele e 718 de papiro. As Grutas 7, 8, 9 e 10 situam-se no socalco ao redor de Khirbet Qumran, as 3 primeiras ficam a leste das Gruta 4 e 5, a última a oeste. Essas grutas foram quase inteiramente destruídas pela erosão e pelo desmoronamento das orlas do terreno. Como resultado, seu conteúdo mostrou-se muito precário: alguns fragmentos de louça e vestígios de artigos de vime e tecido, além de 126 fragmentos inscritos em pergaminho e papiro. A Gruta 11 foi localizada ao norte, próximo da Gruta 3, uns 2 km do centro da comunidade. Seu conteúdo foram encontrados 7 manuscritos bem conservados, especialmente o livro de Salmos. Os manuscritos e fragmentos encontrados nas 11 grutas, sem duvida mostram que a divina providência protegeu esses manuscritos por aproximadamente 1900 entre68 a.D. a 1945 ou 1947.
Cap 2 – A Comunidade de Qumran
Com uma acurada investigação dos textos de Qumran e observação do que disseram escritores antigos, há suficiente evidência de que a Comunidade de Qumran identifica-se definitivamente com os essênios. Os essênios, como os fariseus, originaram-se dos hasidim, que significa “piedosos” ou “fieis”. Eles estavam entre os judeus que deram apoio a Judas Macabeu conforme diz! Macabeus 2.42. A Comunidade de Qumran organizou-se com o propósito de conseguir uma forma de perfeição e afastar-se das tentações, vivendo em rigorosa simplicidade. Os essênios demonstraram ser uma comunidade essencialmente apocalíptica, um Heilsgemeinschaft, imitando a antiga estada no deserto dos tempos de Moisés, em antecipação ao alvorecer do Reino de Deus. A Comunidade possuía dois órgãos administrativos. O primeiro, órgão máximo para todas as decisões, chamado Conselho da Comunidade, era composto de homens sábios, irrepreensíveis na conduta e destacados por suas virtudes. O segundo, chamado de Colégio Supremo por E. Laperrousaz e A. Dupont-Sommer. Para participar da vida comunitária, o candidato era primeiramente examinado pelo inspetor (mebaqqer). Se o exame fosse satisfatório, o candidato era aceito na aliança, para um período de experiência, de duração indeterminada. Depois desse período o candidato comparecia formalmente perante os Muitos, sendo aceito por eles, iniciava seu noviciado de dois anos. No primeiro ano era considerado como membro da comunidade, mas, não He era permitido tocar a purificação dos Muitos. No ano final era novamente examinado pelos Muitos, a fim de se avaliar o seu entendimento da Lei e sua conduta. A cerimônia de admissão era marcado por um juramento solene prestado pelo noviço. Diversos textos pressupõe que existia um grupo de pessoas que viviam como monges, sempre num estado de pureza cultural. Os essênios levavam muito a sério o casamento, não admitiam a poligamia nem o divórcio. Eles criam que eram o único Israel verdadeiro, observavam a Lei, criam em dois espíritos que são elementos alternativos oferecidos ao homem pelo próprio Deus. Criam na eleição divida, e destacava a soberania de Deus. Eles seguiam um calendário lunar com 354 dias e acreditavam em Dois messias.
Cap 3 – Os Manuscritos de Qumran e o Novo Testamento
O maior argumento para se afirmar que João Batista teve algum relacionamento com os essênios é o conteúdo da sua pregação. Na comunidade de Qumran havia uma mensagem semelhante a de João, uma mensagem de conversão tendo como meta a expectativa do fim dos dias. Seus membros deviam se afastar da multidão de Israel, que estava dominada pelo pecado. Mas havia diferenças nas pregações, João pregava um batismo de arrependimento para remissão de pecados, os essênios se preocupavam com uma vida de pureza interior, usava a prática de banhos ou imersões diárias. Com relação a Jesus eles argumentavam que não passou em Nazaré todo o tempo de sua vida antes de iniciar seu ministério público. Da idade de doze anos até aos trinta, Jesus teria se submetido à vida de intensa iniciação na Comunidade de Qumran, sujeitando-se a esse período de provas e ao ritual do batismo, antes de iniciar o seu ministério na Galiléia. Os ensinamentos de Jesus muitas vezes apresentam semelhanças com os textos de Qumran. Tais semelhanças variam grandemente em importância; vão desde paralelos verbais insignificantes até evidência de real afinidade espiritual. Onde há também contrates nos seus ensinos: como o guarda do sábado, que Jesus deixou bem claro que o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Já os essênios eram escravos da guarda do sábado. Os escritos de João têm uma linguagem teológica muito parecida com a linguagem dos textos da Comunidade de Qumran. Mas quanto ao conteúdo da mensagem há grande diferença. Levanta-se uma questão a respeito do apostolo Paulo, que quando estava em Damasco, teria se encontrado com membros da Comunidade de Qumram. A dificuldade é saber quando os essênios estiveram em Damasco, se é que algum tempo fixou residência naquele lugar. Existe um profundo paralelismo entre os ensinos paulino e o essênios no que tange à consciência da pecaminosidade do homem e ao reconhecimento de que a libertação só depende de Deus e quanto a maneira de Deus justificar o homem pecador, nota-se uma grande diferença entre a teologia paulina e a essênia.
Anderson Roque

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