INTRODUÇÃO:
1.
Esta
é uma das duas ordenanças confiadas à igreja local (assim como 2 oficiais:
pastor e diáconos).
2. Jesus
disse:“Edificarei a minha igreja”, e esta igreja, hoje representada por
inúmeras congregações locais, recebeu as 2 ordenanças — e unicamente esta as
RECEBEU.
3. Assim,
escolas, missões, hospitais etc. não tem autorização divina para administrar a
Ceia do Senhor.
4.
Paulo
refere-se à Ceia na igreja — I Cor.11:18 (Atos 20:7 ss. cf. v.11). Em casa se
faz outra coisa (v.22, 34a.), e isto é diferente do que se faz na congregação
(v.33, 34b).
5.
Jesus
ministrou a Ceia, não escolheu alguém “qualificado”; Ele, o Sumo Pastor. Na
igreja o Pastor ministra a Ceia (Paulo ministrou em Atos 20:11), ou alguém
autorizado pela assembléia local (esta é soberana).
6.
Estabelecido
o local onde é servida a Ceia e quem a serve, vamos aos elementos da mesma.
I.
PÃO DE FARINHA
A.
Na
páscoa era usado o MATZA (Hebraico: Matstah), sem fermento.
B.
No
N.T. temos dois termos gregos:
1.
AZUMOS
— I Cor.5:7-8; Atos 12:3.
2.
ARTOS
— Marcos 6:36; 8:4; II Tes.3:8,12; II Cor.9:10; pão de alimento cotidiano.
C.
Passagens
onde aparece ARTOS referentes a Ceia: Mt.26:26; Marcos 14:22; Luc.22:19; I
Cor.11.23,26-28.
CONSIDERAÇÕES:
1.
Aparentemente
não houve instrução especial ao uso de pães ázimos, pois o apóstolo Paulo usou
ARTOS.
2.
Se há
dúvida é melhor usar o MATZA (ázimo); “o que não é de fé é pecado.”
3.
A
Ceia é uma doutrina Neo-Testamentária, por isso talvez o levedo não foi
considerado como essencial na emblemática.
NOTE: Não disse
que ázimos não devem ser usados, mas sim que Paulo não usou. Por isso em caso
de dúvida, use ázimos.
II.
O SANGUE DA VIDEIRA
Cf. João 15:1, Cristo é a videira e o sangue da videira está na uva viva, i.e.
no suco da uva.
A.
Referências
de Cristo com relação específica a Ceia:
1.
Mateus 26:29 — (Fruto da Videira, ou suco de
uva)
2.
Marcos 14:25
3.
Lucas 22:18
B.
Dois
tipos de vinho no V.T.
1.
O
vinho ruim (Yayin) — Deut.32:33; Oséias 7:5; Prov.20:1, 23:31.
2.
O
vinho bom (Tirosh) — Isa.55:1; Zac.9:7; Gen.27:28; Neemias 10:39.
3.
Ilustr.:
Vinho bom, Lucas 5:37-38 (cf.39).
·
Odres
velhos retêm fermento em suas paredes que absorvem o oxigênio, este entra em
contato com o glúten e transforma o açúcar em fermento — assim fermentando o
suco, e conseqüentemente estourando os odres.
·
Quanto
a resistência ambos tem a mesma, só que o novo não possui os resíduos
prejudiciais.
·
Em
Mat.9:17, temos a solução para conservar o vinho novo, ou seja não fermentado,
desta forma não arrebentando o odre e assim mantendo ambos.
CONSIDERAÇÕES:
1.
Este é o que Jesus se referiu nos 3
evangelhos; o fruto da videira.
2.
O
vinho bom (Tirosh) era apresentado:
a.
Como
oferenda no altar — Num.18:12; tudo natural e fermento não era permitido
(Lev.2:11).
b.
Era
considerado como bênção, conforto etc. — Gen.27:28; Deut.11:14; Isa.45:8 (cf.
Juízes 9:13); Joel 3:18.
3.
O
vinho ruim (Yayin):
a.
Causa
intoxicação.
b.
Associado
com violência e mal; Prov.4:17; 23:29-30.
c.
Associado
com destruição e veneno; Prov.23:31 etc..
d.
Emblema
de juízo e ruína eterna; Salmos 60:3, 75:8; Isa.51:17, 22; Jer.25:15.
4.
Dado
científico: “Álcool não é encontrado em nada com vida, e não é um processo de
vida”.
5.
O
fruto da videira representa o sangue de Jesus. Seu sangue representa sua morte,
e esta nos deu vida. O suco fermentado não simboliza vida.
6.
Se
não deve haver fermento no pão, muito menos no vinho, símbolo daquilo que
realmente limpa nossos pecados e é a causa meritória de nossa salvação.
·
OBS.:
Sangue com fermento era rejeitado por Deus — Ex.24:25 em contraste veja
Lev.2:13.
7.
Jesus
rejeitou vinho fermentado, Marcos 15:23.
8.
Paulo
não emprega o termo vinho a exemplo de Cristo — I Cor.10:15; 11:25.
9.
Resposta
no primeiro livro para aqueles que dizem que só há referência a vinho
fermentado na Bíblia — Gen.40:11 (COMPARE com o vinho novo nos odres).
10.
Poderíamos
citar outras razões sociais para abstêmio do vinho como:
a.
Aparência
do mal em casa ou na compra.
b.
Efeitos
físicos colaterais; tentação aos filhos.
c.
Testemunhais.
CONCLUSÃO FINAL: Pão e suco de uva constituem os elementos
da Ceia do Senhor. E por esta razão nossa igreja adotará tal prática. É
razoável salientar que somente participam da Ceia aqueles que são nascidos de
novo e biblicamente batizados.
Pr. Valdir Silveira
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