4º DISTINTIVO – PNEUMATOLOGIA
A PESSOA E OBRA DO ESPÍRITO SANTO
Conceito Teológico
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade Divina e,
portanto, possui todos os atributos de personalidade e divindade (Jo 14:16-18;
16:8-11; At 5:3-4; I Co 2:10; 12:11; Ef 4:30). Ele exerce muitas funções nesta
época. Ele convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:7-11). No
instante da salvação, ele regenera, sela e habita todos os crentes e todos eles
são batizados nEle (Jo 3:3-8; Jo 16:12-15; I Co 12:13; Ef 1:13-14). Finalmente,
Ele guia os crentes e ensina-os a andar nos caminhos de justiça e santidade, de
acordo com a Bíblia (Jo 16:12-15; Rm 8:12-15; Gl 5:16-23; I Jo 2:20,27).
História
A história da doutrina do Espírito Santo se desenvolveu de
forma paralela com a doutrina de Jesus Cristo. A posição ortodoxa foi
desenvolvida e afirmada nos concílios de Nicéia (325) e Calcedônia (451). Com o
passar do tempo, surgiu uma controvérsia sobre a procedência do Espírito Santo:
Ele procedeu só do Pai (Igreja Ortodoxa) ou do Pai e do Filho (Igreja Católica
Romana)? Esta controvérsia finalmente levou ao Grande Cisma de 1054, que
dividiu permanentemente a igreja em Igreja Ortodoxa Grega e Igreja Católica
Romana.
Divergências Denominacionais e/ou Herética
·
Os Testemunhas de Jeová e teólogos liberais
negam que o Espírito Santo seja uma pessoa.
·
Os Pentecostais e Neo-Pentencostais, na prática,
elevam o Espírito Santo acima do Senhor Jesus Cristo.
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