Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

17 novembro 2012

Miopia de coração


“Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me” (Lucas 18:22)

Quando Jesus proferiu estas palavras, sabemos com certeza que Ele não estava dizendo que precisamos dar todas as nossas posses aos pobres para ser salvo. A Bíblia repetida e claramente ensina que a salvação é de graça e não vem pelas obras.

Então, o que Jesus estava dizendo? Provavelmente Jesus estava pregando a lei ao jovem rico para ele perceber sua necessidade da graça. Este jovem achava que ele tinha guardado toda a lei e que, portanto, seria salvo por méritos próprios. Cristo estava lhe mostrando que fracassara miseravelmente no quesito mais básico à salvação: ele não amava Deus de todo o coração. Havia algo ao qual ele se apegava com mais fervor e apreço do que a Deus: suas posses.

Ao reler este relato ontem, pensei: e eu? Não preciso dar todas as minhas posses aos pobres para ser salvo, mas sou salvo para abandonar meus falsos deuses e amar a Deus de todo o coração. Será que eu O amo assim?

Vejo que tenho mil e uma desculpas para não dar aos pobres: Ele vai gastar isso com drogas. Eu preciso deste computador ou aquele celular ou esse livro para desenvolver meu trabalho a Deus; se eu der certa quantia ao necessitado, ficarei sem. Só sei que, no final das contas, acabo dando apenas o que sobra. Ai, coração que ama as coisas deste mundo!

O que piora a situação é a promessa de Jesus: “E terás tesouro nos céus”. Acho que a nossa riqueza hoje seria inconcebível ao jovem rico. Ele não teria como imaginar as coisas que nós tomamos por direito hoje: casas de diversos cômodos, carros, armários cheios de roupas, frutas e legumes exôticas importados, telefones, TVs, DVDs, computadores, aviões, um mês de férias, etc., etc. Quanto mais inconcebíveis são os tesouros dos céus! E nós aqui tão preocupados com um pouquinho de pobreza temporária.

Que Deus nos perdoe e transforme nosso coração míope.
Mark A. Swedberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário